Busca voluntária – Notícias voluntariado

Saiba como reconhecer e buscar ajuda para ansiedade e depressão

Advertising
Advertising

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 9% da população brasileira sofre de transtorno de ansiedade. Quando não tratada devidamente, a doença pode gerar desgaste emocional e ser gatilho da depressão. Em celebração ao Setembro Amarelo – campanha de prevenção ao suicídio – entenda os sintomas e o que pode ajudar no combate de ambas as doenças.

Leia mais:



CAIO FERNANDO ABREU FARIA 70 ANOS; CONFIRA UM DE SEUS TEXTOS MAIS BONITOS

ÁLBUM: 10 FILMES COM HISTÓRIAS INSPIRADORAS PARA A VIDA


Advertising
Advertising

Para a psicóloga do Grupo São Cristóvão Saúde Aline Melo, a ansiedade e a depressão são quadros emocionais que podem estar correlacionados. O primeiro se caracteriza de uma tristeza duradoura, que pode vir acompanhada de desanimo e autoestima baixa, falta de energia, entre outros sintomas.  Já a ansiedade está associada a uma sensação de medo ou angústia constante sobre o futuro.

“Essa sensação é considerada patológica quando começa a atrapalhar a rotina do indivíduo”, comenta Aline.

“A ansiedade pode estar associada a compulsões, pânico, comportamentos obsessivos, entre outros aspectos. Por isso a necessidade de reconhecê-la, compreendê-la e tratá-la de maneira adequada”, alerta a profissional.

O que leva ao quadro?

Condições genéticas, disfunções físicas, além de traumas, estresse e perdas podem levar uma pessoa a desencadear tanto a ansiedade quanto a depressão. O uso de álcool e outras drogas também podem contribuir para o aparecimento das patologias. “Para tratar as doenças é preciso de cuidado especializado e que vise o direcionamento adequado a cada caso. O uso de medicações e psicoterapia podem ser necessários”, esclarece a psicóloga.

Dia a dia corrido, cobranças e situações de stress podem contribuir para o desenvolvimento de um dos transtornos psicológicos. A especialista lembra que cenários como esses reforçam o desejo de antever e nos preparar para situações futuras. E isso gera uma maior vulnerabilidade ao desenvolvimento das doenças.

“As cobranças e crises do mundo de hoje afetam nossa saúde mental, demonstrando cada vez mais a necessidade de voltarmos nosso olhar para dentro de nós mesmos”, finaliza.

Para renovar as energias e dar uma pausa no dia, confira álbum com 20 belas imagens da natureza (Todas as imagens do álbum, exceto quando indicado, são via VisualHunt):

  • Crédito: Laura Wolf no Flicker
  • Crédito: Katriona McCarthy no Flicker
  • Crédito: VinuCObra no Flicker
  • Crédito: Deni Williams no Flicker
  • Crédito: Carsten Frenzl no Flicker


Sair da versão mobile