Busca voluntária – Notícias voluntariado

Rio de Janeiro tem a maior horta comunitária da América Latina

Advertising
Advertising

Em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, é cultivada a maior horta comunitária da América Latina. A plantação começou em 2013 em um terreno abandonado e, atualmente, gera em torno de duas toneladas de alimentos por mês – além de empregar 21 moradores da região.

Leia mais: 
Aprenda a cuidar da saúde mental e física durante a quarentena
16 alimentos que podem auxiliar a prevenir doenças



A horta comunitária surgiu do programa Hortas Cariocas, criado pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2006 – e ativo em mais de 30 localidades. O objetivo da iniciativa é promover a redução dos índices de ocupação irregular em terrenos sem uso e a inclusão social dos moradores das comunidades.

Em Manguinhos, os trabalhadores locais cumprem todos os processos para gerar e manter a a horta comunitária. Eles plantam, semeiam e colhem alimentos como batata-doce, quiabo, couve e hortaliças. Depois, a dinâmica funciona da seguinte maneira: parte da colheita é vendida no Ceasa e em barracas da própria horta na região, enquanto a outra parte é doada para centenas de famílias da comunidade.


Advertising
Advertising

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, o programa Hortas cariocas ainda visa reduzi os riscos de insegurança alimentar na cidade por meio da capacitação da população carente. Atualmente, o projeto acontece não apenas em comunidades, mas também em escolas que tenham áreas adequadas para implementar e gerir hortas urbanas e comunitárias.



Sair da versão mobile