Busca voluntária – Notícias voluntariado

Cidade instala redes no esgoto para evitar que lixo chegue às suas reservas naturais

Advertising
Advertising

A cidade de Kwinana, na Austrália, colocou em prática uma solução simples e eficiente para reduzir o lixo em suas reservas naturais. Os responsáveis da região decidiram colocar redes especiais de drenagem no final das tubulações do sistema de esgoto local. Assim, todos os resíduos ficam presos e apenas a água segue seu caminho.

Leia mais:
Engenheira queniana cria tijolo sustentável feito de plástico reciclado e areia
Startup cria embalagens 100% biodegradáveis que viram adubo



O projeto começou em 2018 com dois tubos de concreto da Reserva Natural Henley. Lá, a cidade instalou as redes especiais de drenagem para testar sua eficácia em reter o lixo que vem pelo esgoto. A iniciativa não apenas deu certo, como conseguiu recolher mais de 370kg de lixo – em sua maioria residencial, entre eles embalagens, garrafas e latas.

Depois de confirmar o sucesso das redes, a cidade instalou a coleta em outros três lugares da Reserva Natural Henley. Logo, o projeto se tornou uma alternativa extremamente favorável à sustentabilidade e a vida silvestre local, pois é muito mais rápida e efetiva do que recolher o lixo manualmente.


Advertising
Advertising

Além disso, ela é muito mais prática para a equipe que faz a recolha. Quando as redes ficam cheias, os resíduos são levados de caminhão para um centro de apoio que os separa e classifica. O que é orgânico se transforma em fertilizante e o que é reciclável é usado como matéria-prima para projetos sustentáveis.

Mais do que inovadora, as redes especiais de drenagem são uma alternativa muito barata para limpar canais de água. Por isso, Kwinana expõe seu trabalho para inspirar outras cidades da Austrália e do mundo a fazer o mesmo. Adaptando a ideia base para cada local e necessidade, é possível ter um manejo muito melhor do desperdício e da poluição para ajudar na promoção do meio ambiente.

No vídeo abaixo (em inglês), é possível conhecer como as redes de drenagem funcionam na prática. Confira:

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara



Sair da versão mobile