Busca voluntária – Notícias voluntariado

Projeto Lira: iniciativa de fomento à cultura indígena; veja como colaborar

Projeto Lira: iniciativa de fomento à cultura indígena; veja como colaborar

Advertising
Advertising

Hoje (9) é o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Uma das iniciativas brasileiras que se destaca quando esses grupos entram em debate é o Projeto Lira – Legado Integrado da Região Amazônica.

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara



Trata-se de uma iniciativa idealizada pelo IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas). O Projeto Lira atua em 43 unidades de conservação e 43 terras indígenas no bioma por meio de uma rede de parceiros locais. Isso equivale a cerca de 12% das 379 terras indígenas da Amazônia Legal.

 

Para colaborar


Advertising
Advertising


Para ajudar o Projeto Lira e o Instituto Ipê, você pode fazer uma doação diretamente no site https://www.ipe.org.br.

“O Projeto Lira apoia o fortalecimento institucional das organizações indígenas”, diz Fabiana Prado, Gerente de Articulação do IPÊ e responsável pelo projeto. “Isso é extremamente importante, pois contribui para que os povos cumpram o seu papel na discussão e governança dos seus territórios e na valorização da sua cultura.”

Projeto Lira: iniciativas

Uma das iniciativas apoiada pelo Projeto Lira é o Gestão Sustentável dos territórios Kayapó-Panará, no sudeste da Amazônia. Ele atua no Bloco Xingu, implementando ações diretas nas terras indígenas que contribuem para a proteção desses territórios, de seus recursos naturais e de suas populações e respectivos modos de vida

O Gestão Sustentável dos territórios Kayapó-Panará promove autonomia e melhor qualidade de vida aos povos que nelas vivem e suas futuras gerações. A ideia é fortalecer organizações representativas destes povos.

A iniciativa é executada por 4 associações indígenas – do povo Kayapó e Panará – que se juntaram para elaborar e desenvolver a ideia. São o Instituto Kabu, o Instituto Raoni, a Associação Iakiô e a Associação Floresta Protegida, todas parceiras do Projeto Lira.

O Projeto Lira, além de apoiar ações diretas para manter a floresta em pé, também integra outras iniciativas que valorizam o conhecimento tradicional, a cultura e o trabalho colaborativo entre organizações.

Leia mais: Álbum: 100 coisas legais para fazer durante a quarentena
Pessoas fazem releituras de obras de arte durante a quarentena; confira

Um deles é canal do YouTube “Selvagem – Ciclo de estudos sobre a vida“. A  iniciativa – concebida por Aylton Krenak, Anna Dantes e produzido por Madeleine Deschamps – articula conhecimentos e arte, a partir de perspectivas indígenas e científicas.

O projeto no formato virtual ganha escala, envolve diferentes áreas do conhecimento e ainda alcança mais públicos. Para assistir ao conteúdo, entre em https://is.gd/Xw0nKx.



Sair da versão mobile