Busca voluntária – Notícias voluntariado

Projeto brasileiro recolhe mais de 600 toneladas tampinhas plásticas

Advertising
Advertising

O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de plástico da América Latina. O projeto tem mais de 2,8 mil pontos de coleta distribuídos nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal.  Recentemente, ele chegou ao marco de recolher mais de 600 toneladas de tampas plásticas recolhidas.

Leia mais:
9 dicas para reduzir o consumo de plástico no seu dia a dia
Vida sustentável: 30 perfis no Instagram para se inspirar



Em atividade há mais de 4 anos, o programa está presente em diversos ambientes sociais, como órgãos públicos, comércios e escolas. De acordo com Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást, responsável pelo projeto, mais de 300 entidades assistenciais do terceiro setor são participantes.

“É a economia circular acontecendo na prática diariamente e em todos os ambientes. Estes números refletem uma nova realidade, em que as pessoas estão assumindo a própria responsabilidade enquanto cidadãos. O plástico é uma matéria-prima nobre (vale dinheiro) e é 100% reciclável. Precisa retornar para a indústria, para a produção de novos produtos”, explica.


Advertising
Advertising

Com os recursos obtidos por meio do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e materiais escolares. Bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações. Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas, como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG’s, asilos, associações, hospitais, entre outros.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é iniciativa do Instituto SustenPlást. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, conscientiza quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos e faz com que a economia circular ocorra na prática. Todos os segmentos da sociedade são convidados a juntar tampinhas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa.

Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios ou repasses, sem que o programa receba comissões ou gratificações sobre o material coletado. Em 2020, o programa ultrapassou R$ 1 milhão de reais destinados 100% para entidades assistenciais participantes.

Além do site (tampinhalegal.com.br,), também é possível acompanhar a transparência do trabalho do programa por redes sociais como YouTube, Instagram e Facebook. Há ainda aplicativo Tampinha Legal, no qual é possível localizar onde estão os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes. etc.



Sair da versão mobile