O Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas tem quatro anos de existências e acaba de alcançar 1 milhão de – como o nome diz – esponjas coletadas. Os itens de higiene doméstica são produzidos na casa dos milhões a cada ano e não têm tempo determinado para decomposição – fato que pode prejudicar a natureza se descartados incorretamente.
Leia mais:
RASTREAMENTO E TECNOLOGIA AJUDAM A REFLORESTAR MATA ATLÂNTICA
APP PREPARA POVOS INDÍGENAS DA AMAZÔNIA PARA MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Consumidores, escolas e instituições ajudaram na trajetória da coleta. O projeto Crescendo com Qualidade, realizado pela Associação Vida Bem Vivida, em Monte Azul Paulista (SP), é um deles. Desde 2014, o time promove uma campanha de reciclagem em escolas municipais, conscientizando a população acerca dos problemas trazidos pelo descarte incorreto do lixo e da importância da reciclagem.
Outro time que tem colaborado ativamente com o resultado do programa é o do Centro de Promoção para um Mundo Melhor, localizado em Campinas, também em São Paulo. A iniciativa atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e lançou a campanha Reciclar é Ajudar que já enviou mais de dez 10 mil esponjas para reciclagem.
O Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas é uma iniciativa da marca Scotch-Brite, da 3M, que se uniu à TerraCycle – empresa de soluções ambientais para produtos feitos com material reciclado. Para fazer parte do movimento, basta se cadastrar no site oficial do projeto.