Projeto “30 Mentes Diferentes” conta histórias de quem superou seus problemas para ajudar o próximo

Da Redação
23 de Abril de 2018


Crédito: Visual hunt

A agência de comunicação integrada Rae,MP está trabalhando no projeto “30 Mentes Diferentes”, que visa dar voz às pessoas. Gente que levantou do zero instituições que levam ajuda e apoio a pessoas e famílias nas mais diferentes condições.

Uma das histórias é a do teólogo e advogado Cláudio Pita. Abandonado pela mãe com a irmã aos quatro anos, aos cuidados do pai alcoólatra, ele se envolveu com drogas e foi parar na antiga FEBEM. Lá ele conheceu Laerte, um conselheiro voluntário que lhe apresentou os valores da vida e o tirou desse mundo.

Por ter tido uma infância bem complicada, Cláudio sabe muito bem a importância de uma família estruturada para o desenvolvimento psicológico da criança. Por esse motivo, criou uma instituição e entrou de cabeça nessa missão. O Lar Nefesh, que significa “sopro da vida”, é um projeto preventivo e tem o objetivo de evitar que crianças e adolescentes que sofrem maus tratos dentro de casa sejam abraçados pelas ruas ou pelo mundo das drogas.

Leia mais: 
FUNCIONÁRIO PARA RODOVIA PARA FAMÍLIA DE PATOS ATRAVESSAR EM SEGURANÇA
IGUALDADE DE GÊNERO: SÉRIE RETRATA LUTA DAS MULHERES NO RAMO DA TECNOLOGIA

Há 16 anos, o abrigo trabalha não só com essas pessoas, mas também com as suas famílias. A ideia é reestruturar a família no menor tempo possível para que possa acolher a criança, dando a ela mente e coração sadios em um ambiente mais seguro e saudável.

Este é um dos maiores desafios do lar: fazer um trabalho paralelo que envolva tanto a vítima de maus tratos quanto a família. É, portanto, recuperar a inocência da criança e do adolescente, mostrando que eles são seres de valor e, ao mesmo tempo, conscientizar a família da responsabilidade que possui sob essa pessoa, dando as ferramentas necessárias para que ela se reestruture e tenha condições de receber de volta o filho ou a filha.

O trabalho do Lar Nefesh tem tido resultados muitos satisfatórios. Muitas das pessoas que passaram pelo lar atingiram a vida adulta recuperadas e já estão formando famílias, tendo filhos e abrindo as próprias empresas. São pessoas de caráter, que aprenderam com o abrigo e fizeram toda a dedicação do Cláudio valer a pena.

São esses exemplos de sucesso que mais o motivam a continuar e a ter sonhos cada vez maiores. Um deles é viver em um mundo onde as crianças não passem por violência, ameaças e más influências, mas que sejam tratadas com amor e carinho como merecem. Ele acredita que, com pessoas que sonham junto e fazem acontecer, é possível realizar esse sonho.

A história do Cláudio não é só de superação, é de altruísmo, de compaixão e amor a quem não sabe nem o que é isso. Ele tinha tudo para ingressar no caminho errado, mas mudou a direção e construiu algo muito maior. É isso que o torna uma mente tão diferente.

No site 30mentesdiferentes.com.br você pode conhecer todas as outras 29 histórias de superação e inspiração.

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir