Prêmio Zayed de Sustentabilidade: veja os 11 projetos vencedores
O Prêmio Zayed de Sustentabilidade, prêmio global que reconhece a excelência em sustentabilidade, anunciou os 11 vencedores ao redor do mundo nas categoria de Saúde, Alimento, Energia, Água, Ação Climática e Escolas do Ensino Médio Global, ao prêmio total US$ 3,6 milhões, durante uma cerimônia realizada para a COP 28, que aconteceu no dia 01 de dezembro no UAE.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
O Prêmio homenageia o legado do fundador dos EAU, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, e há mais de 15 anos, através de seus 106 vencedores anteriores transformou a vida de mais de 380 milhões de pessoas em todo o mundo, recompensando pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos e escolas de ensino médio que abordam e solucionam desafios relacionados às categorias.
Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária
Durante a cerimônia de premiação, Sua Excelência, Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos EAU, Diretor Geral do Prêmio Zayed de Sustentabilidade e Presidente do COP 28, anunciou ainda que o prêmio aumentou seu fundo para US$ 5,9 milhões.
Com um fundo maior, o Prêmio pode ampliar seu apoio a soluções inovadoras que impactam positivamente o meio ambiente e também melhoram o bem-estar e o desenvolvimento econômico das comunidades mais vulneráveis no mundo.
Os 11 grandes premiados
A categoria Ação Climática teve sua primeira premiação este ano e a vencedora foi a Kelp Blue, uma pequena e média empresa (PME) da Namíbia, que ganhou o Prêmio por seus esforços em cultivar florestas de algas em larga escala em águas profundas, contribuindo para a restauração da biodiversidade oceânica enquanto captura 100.000 toneladas de CO2 da atmosfera anualmente.
Na categoria Saúde, a doctorSHARE da Indonésia foi a premiada por seu trabalho pioneiro em levar acesso à saúde a áreas de difícil acesso, através de hospitais flutuantes montados em barcaças. Seu impacto é substancial, tendo tratado mais de 160.000 pacientes.
Na categoria Alimentação, a Gaza Urban and Peri-urban Agricultural Platform (GUAP) da Palestina, venceu por suas contribuições em apoiar um setor agrícola resiliente em Gaza. A organização sem fins lucrativos facilita o acesso a alimentos produzidos localmente, proporcionando emprego para 200 mulheres agricultoras e beneficiando mais de 7.000 pessoas.
Na categoria Energia, a Ignite Power, uma PME de Ruanda, foi a premiada por seus esforços transformadores em fornecer eletricidade acessível a comunidades remotas em toda a África Subsaariana. Suas soluções solares pay-as-you-go (pague conforme usar) fornecem eletricidade para 2,5 milhões de pessoas e evitam 600.000 toneladas de emissões de CO2. Além do acesso à energia limpa, a Ignite Power introduziu soluções de irrigação alimentadas por energia solar e gerou 3.500 empregos locais.
Na categoria Água, a Eau et Vie, uma organização sem fins lucrativos da França, ganhou por suas contribuições em garantir o acesso à água limpa em áreas de pobreza instalando torneiras em casas urbanas. Eles aumentaram o acesso à água para 52.000 pessoas em 27 comunidades em 10 cidades. Além disso, eles aumentaram a conscientização sobre práticas higiênicas para 66.000 indivíduos e reduziram o custo da água em 75%.
Na categoria de Escolas Globais de Ensino Médio, os vencedores foram o Colégio De Alto Rendimiento De La Libertad (Perú), representando as Américas; a Gwan Ibrahim Dan Haja Academy (Nigéria), representando a África Subsaariana; a International School (Marrocos), representando o Oriente Médio e Norte da África; o Northfleet Technology College (Reino Unido), representando a Europa e Ásia Central; o KORT Education Complex (Paquistão), representando a Ásia do Sul; e, finalmente, a Beijing High School No. 35 (China), representando a Ásia Oriental e Pacífico.
O Presidente do Júri e ex-Presidente da República da Islândia, Ólafur Ragnar Grímsson, disse que “os vencedores deste ano demonstraram uma onda notável de engenhosidade em suas soluções para enfrentar desafios globais urgentes”.
“Temos confiança de que esses vencedores vão catalisar mudanças substanciais e escaláveis em comunidades em todo o mundo, impulsionando-nos em direção a objetivos vitais de ação climática e forjando um caminho para um futuro sustentável para todos.”
Sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade
O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é um tributo ao legado do falecido fundador dos EAU, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan.
O Prêmio visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e a ação humanitária ao reconhecer e premiar organizações e escolas de ensino médio que estão entregando soluções sustentáveis inovadoras nas categorias de Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas Globais de Ensino Médio.
Por mais de 15 anos, através de seus 106 vencedores, o Prêmio impactou positivamente a vida de 384 milhões de pessoas em todo o mundo.