Podcast: povos indígenas contam suas histórias em boletins no Spotify
A luta de povos indígenas na defesa dos seus territórios e culturas já dura muitos séculos e parece ter se intensificado nos últimos anos. Segundo Fabiana Prado, Gerente de Articulação do IPÊ e responsável pelo projeto LIRA, a constante ameaça e violência cada vez maior mostram a importância da autonomia desses povos para que eles possam aumentar sua rede de proteção.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Entretanto, agora, os povos indígenas tem a tecnologia como aliada. Os Mẽbêngôkre-Kayapó, representado pela Associação Floresta Protegida, criou a campanha Quem Somos, com podcasts (boletins de áudio) narrados por Maial Paiakan Kaiapó.
Como ouvir
Os boletins de áudio podem ser acessados pelo perfil da AFP no Instagram (@floresta.protegida), Spotify (https://is.gd/SxgV5K) e também podem ser baixados gratuitamente por meio do site da Associação Floresta Protegida para serem compartilhados por meio de aplicativos de mensagem, por exemplo. Em https://is.gd/ElPDEn.
Segundo a indígena, o podcast ajudou a levar informação para as aldeias durante a pandemia. O programa também fortaleceu o diálogo entre os parentes, inclusive para esclarecer informações falsas. “é um momento importante de comunicação para o povo todo, não só para aqueles que fazem parte da AFP. A mensagem vai além do nosso território Kaiapó”, afirma Maial.
Leia mais: Álbum: 100 coisas legais para fazer durante a quarentena
Pessoas fazem releituras de obras de arte durante a quarentena; confira
Para ela, é fundamental que a história seja contada pelo próprios povos indígenas. Essa é uma maneira de que a memória fique gravada e não seja perdida.
“A gente utiliza o podcast também como ferramenta de luta”, diz. “Os jovens, principalmente, precisam ser lembrados que nossa luta vem de muitos anos e que, se ainda conseguimos manter árvores de pé, é devido a essa luta e resistência.”
A iniciativa está sendo realizada com apoio do projeto do Fundo Kayapó – Estratégias articuladas para o enfrentamento de crescentes ameaças sobre os territórios Kayapó.