Como a educação é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável dos países em todo o mundo, algumas mudanças foram aplicados nos modelos de ensino. Para ajudar nessas alterações, foi criado o SacaSó, uma plataforma de vídeos educativos para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Leia mais:
De ciência a economia: 20 canais do YouTube para aprender mais
Política, medicina e outros: 20 podcasts para aprender algo novo
O programa disponibilizou mais de 1600 vídeos interativos e com formatos inovadores – animação em 3D, ilustração, animação com fotos e filmes e bonecos. Os vídeos contemplam as disciplinas de Português, Literatura, História, Biologia, Artes, Matemática e Física, e funcionam como um complemento para a formação dos jovens.
Todos os vídeos podem ser acessados pelo celular, tablet ou notebook, e contam com exercícios, quiz e testes para testar o conhecimento e a evolução do aluno. Os estudantes podem conferir o conteúdo pelo site ou baixar o aplicativo, disponível para Android. A plataforma foi desenvolvida para ser acessível à grande parte da população e conta com planos de assinatura com valores que vão de R$ 19,90 a R$ 32,90.
O SacaSó pretende ajudar os alunos a compreender as respostas obtidas e a formular perguntas para que possam realmente aprender. Abaixo, alguns pontos relevantes deste processo:
- Estimula a curiosidade e a imaginação;
- Reforça o pensamento crítico e a resolução de problemas;
- Por meio da tecnologia, estabelece a colaboração em rede, ultrapassando fronteiras geográficas;
- Ajuda a criança e o jovem a analisarem e serem críticos quanto à origem do conteúdo obtido em ambiente digital;
- Favorece a comunicação oral e escrita – comunicar-se com clareza é uma extensão do pensamento bem estruturado.
Em ambiente digital, a videopédia permite acompanhamento por pais e professores acerca do desenvolvimento dos jovens. Além disso, a ferramenta pode ser utilizada na sala de aula, para motivar os jovens a aprender. “Os vídeos do SacaSó despertam a curiosidade da criança e do adolescente e auxiliam os estudantes a transpor as dificuldades que costumam surgir durante o período escolar”, comenta o professor Geraldo Suzigan.