As facilidades da tecnologia para os meios de pagamento auxiliam também quem quer ajudar o próximo. Em 2017, diversas campanhas e eventos no terceiro setor contaram com o PayPal – empresa tem origem nos Estados Unidos e opera no Brasil, fazendo a intermediação em compras feitas no meio digital.
Entre os benefícios de usar a plataforma estão a segurança na informação, pois o usuário tem seus dados bancários protegidos de possível sequestro; garantia de recebimento de produtos e serviços, caso seja uma compra convencional; e, no caso das doações, o usuário pode depositar o dinheiro diretamente na conta da causa, via meio digital.
Em 2017, eventos e campanhas utilizaram o meio de pagamento para doações. O Criança Esperança, da UNESCO; e o Teleton, da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) foram algum deles. Além disso, o Outubro Rosa, Dia Mundial do Refugiado e o Inverno Sem Frio foram algumas das campanhas.
Segundo o Instituto para o Desenvolvimento e Investimento Social (IDIS), o Brasil tem menos de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) destinado a doações para entidades assistenciais e Organizações Não Governamentais (ONGs). Em 2017, por exemplo, o PayPal bateu recorde de doações feitas por meio da plataforma. No período, as operações relacionadas ao terceiro setor no Brasil alcançaram mais de R$ 2,5 milhões.
Por meio de nota, a líder da área dentro da PayPal Gabriela Szprinc comemorou o fato da ferramenta tornar rápido e seguro o ato de pessoas doarem recursos para entidades e ONGs pelo país afora. “Os números nos deixam orgulhosos pelo trabalho que estamos desenvolvendo.”