ONG recolhe bicicletas abandonadas para incentivar projetos sociais
Para o Instituto Aromeiazero, toda bike é uma ferramenta de transformação social. Desde 2011, a ONG realiza um projeto que consiste em recolher bicicletas abandonadas em condomínios residenciais, recuperá-las (quando necessário) e utilizá-las em prol de campanhas solidárias.
Leia mais: “Tem Gente com Fome”: saiba como ajudar a campanha nacional de arrecadação de fundos
7 ONGs de acolhimento e apoio à comunidade LGBTQIA+
Bicicletas abandonadas impulsionam projetos sociais
Batizada de “Bike Parada Não Rola”, a iniciativa impacta projetos sociais como o Viver de Bike, que ensina mecânica e economia solidária para moradores da periferia. Há também o Rodinha Zero (que ensina crianças a pedalarem com autonomia e segurança sem rodinhas de apoio) e o Bike Arte (que foi criado para fomentar a cultura, por meio de oficinas de arte urbana e festivais itinerantes).
Além disso, a campanha ajuda o Bazar da Bike. O projeto realiza manutenção e revisão dos veículos. Depois, vende os itens em forma de bazar beneficente e gera recursos para a própria ONG e para os parceiros.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Parceria com condomínios
Para somar forças e incentivar a doação de bicicletas abandonadas em condomínios, o Aromeiazero conta com o apoio do SíndicoNet, a maior plataforma de conteúdo e serviços para condomínios do Brasil.
Os interessados devem cadastrar seus condomínios na plataforma. Depois, o Aromeiazero entra em contato para fazer um levantamento prévio da quantidade de bikes a serem doadas e definir um período para a execução da campanha. Vale ressaltar que a ONG oferece apoio e material de divulgação para conscientização dos moradores sobre a importância das doações. Por último, a instituição vai até o local para retirar as bikes sem custo.
Os interessados em participar da “Bike Parada Não Rola” também podem entregar suas bicicletas abandonadas ou peças e acessórios no CDC Arena Radical, Centro Esportivo Comunitário no bairro paulistano da Vila Olímpia (localizado na Praça Augusto Rademarker Grunewald, nº37), das 14h às 18h. Para isso, é preciso fazer um agendamento prévio no formulário do Aromeiazero, disponível no portal SíndicoNet.