Categorias

ONG produz e doa livros infantis para crianças com deficiências visuais

Marcella Blass
5 de Março de 2021


Crédito: Myriam-Fotos por Pixabay
false

Em 1984, a norte-americana Debra Bonde fundou a Seedling Braille Books For Children, uma ONG com foco na produção e distribuição de livros para crianças com deficiências visuais. Na época, o acesso a esse tipo de obra era caro e escasso, e o objetivo do projeto era aumenta a disponibilidade e reduzir o custo dessas obras infantis.

Leia mais: 
Projeto adapta sucessos de bilheteria para deficientes visuais
Dia Mundial da Audição: OMS lança campanha sobre cuidados com a saúde auditiva

A semente de seu trabalho foi plantada quando ela se inscreveu em um curso para traduzir livros para o briale – sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Ela começou com livros infantis clássicos, impressos em uma impressora especial feita por seu pai. O valor da venda era simbólico, apenas para compensar o preço do papel.

Não demorou muito para pais e professores de criança com deficiências visuais descobrissem o trabalho de Debra. Foi assim que nasceu a Seedling Braille Books For Children, que, com ajuda de doações, começou a produzir novos títulos e em maior quantidade – só no primeiro ano foram impressos 221 exemplares.

Hoje, a ONG de Debra já produziu e distribuiu mais de 600 mil livros – só em 2020, com uma pequena equipe e um grupo de voluntários, a Seedling produziu cerca de 30 mil livros e artigos em braile. Atualmente, pouco mais da metade dos exemplares produzidos são doados e a outra parte é comercializada pela metade do custo de produção.

Dessa maneira, a fundadora tem conseguido, de fato, atingir seu objetivo inicial: ampliar o acesso à leitura acessível e desenvolver as habilidades e o amor pela leitura em crianças com deficiência.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir