Busca voluntária – Notícias voluntariado

ONG oferece curso para qualificação de babás em São Paulo

Advertising
Advertising

Trabalhar com crianças requer vocação e técnicas que contribuam para o desenvolvimento e segurança dos pequenos. O mercado brasileiro para babás é amplo, mas também seletivo. Os pais costumam ser bastante cuidadosos na escolha de quem cuidará de seus filhos enquanto eles trabalham.

A profissão de babá está inserida na categoria de empregados domésticos e, ainda que as regras para a contratação de ambos sejam similares, as tarefas exercidas são diferentes. A babá deve saber cuidar bem da criança, ter paciência e contar com o treinamento emocional e psicológico para lidar com as mais variadas situações.



Pensando na qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, a Associação Paulista de Amparo à Mulher (APAM) oferece curso para profissionalização de babás. De acordo com a ONG, “boa parte do público que procura a APAM é composto por mulheres na faixa etária de 18 a 55 anos, que já atuam como babás, mas sem a devida qualificação profissional”.

Para trabalhar como babá, a profissional deve ser atenta e gostar de crianças, além de ter uma boa comunicação, ser organizada e prestativa. A Associação oferece um programa de empregabilidade por meio do qual encaminha as alunas para famílias que estão em busca de profissionais qualificadas.


Advertising
Advertising

O curso promovido pela APAM tem a duração de 12 sábados e 48 horas de carga horária de aulas. Qualquer pessoa acima dos 18 anos pode se inscrever. As aulas são ministradas por uma equipe de profissionais voluntários de diversas áreas, como pedagogia, psicologia, enfermagem, nutrição, serviço social e direito, entre outros. Ao concluir o curso, as alunas participam de um workshop para entrevistas de emprego.

O curso é gratuito e para se inscrever, é preciso ligar para a Associação e fazer sua pré-inscrição pelo telefone (11) 3662-3115. Ao se aproximar a data de início do curso, as candidatas passam por uma entrevista social.

A organização fica aberta ao público de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30 e aos sábados, das 8h30 às 12h30. Para maiores informações sobre o Curso de Babá, acesse: http://www.apamsp.org.br ou entre em contato pelo e-mail: contato@apamsp.org.br.



Sair da versão mobile