O fato é que é inquestionável que o avanço da urbanização afetou a o desenvolvimento e a preservação da fauna de centros urbanos. Isso fez com que surgissem uma série de ONGs para trabalhar em prol da proteção e do bem-estar dessas espécies. Uma dessas iniciativas teve a ideia de criar telhas-ninho para que as aves tenham novos refúgios diante da diminuição das áreas verdes.
Leia mais:
Veterinário aposentado cria cadeira de rodas sob medida para animais com deficiência
Monge budista dedica sua vida ao resgate de milhares de animais abandonados
O projeto começou nos Países Baixos e já tem sido adotado também na Turquia. Esse último país, inclusive, é um dos pontos mais importantes no processo de migração das aves entre Europa, Ásia e África, pois serve de ponto de descanso e formação de ninho de várias espécies de aves.
Com isso em mente, as autoridades turcas trouxeram a ideia para o país e passaram a adicionar as telhas-ninho em várias zonas residenciais. A ideia, agora, é garantir a produção em massa desses artigos e distribuir gratuitamente para a população da Turquia. Dessa forma, o país terá um grande papel na proteção e na manutenção das espécies de aves nativas e migratórias.
As telhas-ninho são produzidas pela Hitit Terra, uma fabricante turca de terracota com sede na cidade de Çorum. Saiba mais sobre os processos de fabricação no Instagram da empresa.
Fonte: Nation
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara