O futuro do gaming: quais as tendências e as previsões para o futuro?
Qualquer amante de videojogos sabe que os jogos estão em constante evolução. Se nos últimos anos as diferenças podem parecer quase inexistentes numa perspectiva de toda a indústria, numa visão geral e numa escala temporal mais alargada, a evolução tecnológica dos videojogos foi extremamente veloz e totalmente surpreendente. Mas quais são as tendências atuais que os jogos inovadores estão a explorar e quais são as previsões para o futuro dos videojogos, como aqueles que podem ser encontrados no Spin City? Continue a ler para descobrir.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Realidade virtual
A maior tendência da indústria dos videojogos e que deverá crescer num futuro próximo é sem dúvida a realidade virtual. A realidade virtual oferece experiências imersivas que permitem aos jogadores entrar num mundo virtual altamente complexo e que confunde a linha entre o que é real e o que é fictício.
Mas a realidade virtual não é a única inovação. A realidade aumentada, um parceiro próximo da realidade virtual, permite sobrepor elementos digitais ao mundo real, dando experiências interativas que se imiscuem com o mundo real de uma forma quase perfeita. Esta inovação também está a ser utilizada por muitos jogos e aplicações de smartphones e espera-se que se torne cada vez mais popular.
Jogos por cloud
Não são só os jogos de cassino que podem ser jogados a partir da cloud. Atualmente as transmissões em fluxo estão extremamente populares e é possível jogar a jogos de consoles de topo diretamente a partir de um browser.
O Xbox Game Pass é um dos melhores exemplos desse tipo de serviço, embora existam outros. Este serviço permite descarregar jogos e jogá-los no computador ou no console, ou então jogar sem qualquer descarregamento, acessando os servidores da Microsoft e jogando diretamente a partir da nuvem.
A PlayStation também tem um serviço similar. Os assinantes do seu plano Premium podem jogar em fluxo a jogos da PS3 num PS4 ou PS5.
Uso de inteligência artificial
A inteligência artificial está a ser disruptiva em várias indústrias, e os videojogos podem não ser a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos de inteligência artificial. Contudo, a indústria dos videojogos também pode se beneficiar destas inovações. A inteligência artificial pode ser utilizada para personalizar a experiência de jogo de cada um dos jogadores, ajustando a dificuldade ou oferecendo narrativas especiais consoante a forma como o jogador interage com o mundo do jogo. Além disso, esta tecnologia também pode ser utilizada para criar diálogos dinâmicos e dar personalidade aos NPCs que reagem aos estímulos dados pelo jogador e que podem ir além daqueles imaginados pelos desenvolvedores dos jogos.
Gráficos hiper-realistas
Não é preciso um grande salto imaginativo para prever que os gráficos dos jogos vão se tornar cada vez melhores. Além de se tornarem praticamente realistas, os gráficos dos jogos vão também apresentar reflexos, sombras e efeitos de luz que aprofundam ainda mais a experiência imersiva dos jogadores. Atualmente, os gráficos já são bastante bons, porém, estão apenas acessíveis a computadores de topo. No futuro, espera-se que os gráficos hiper-realistas fiquem acessíveis a praticamente todos os computadores e consoles, sem que seja necessário ter uma máquina de topo.
Experiência comunitária
Os eSports foram uma grande revelação quanto ao potencial comunitário dos jogos. Tal como qualquer outro desporto, os videojogos têm a capacidade de conectar pessoas através de torneios e campeonatos virtuais, mas contam com prêmios bem reais, como grandes quantias de dinheiro. As inovações tecnológicas podem aprofundar esta experiência. Por exemplo, os jogadores poderão assistir às suas equipas favoritas através de realidade virtual, com salas de chat dedicadas e pontos de vista únicos.
Sustentabilidade ambiental
Os componentes tecnológicos dos computadores e dos consoles consomem muita energia. No entanto, isso é algo a que os fabricantes têm vindo a prestar cada vez mais atenção. A sustentabilidade ambiental é o próximo passo na evolução tecnológica dos videojogos. Os componentes e os consoles diminuirão a sua pegada ecológica através de designs com emissões de carbono reduzidas e de programas de reciclagem que reaproveitam o hardware antigo e obsoleto. Mas não é só no hardware em si que vão ocorrer estas mudanças. As próprias caixas e restante armazenamento destes produtos também se vão tornar cada vez mais ecológicos.
Um futuro tecnológico
Quaisquer que sejam as inovações tecnológicas do futuro, o fato é que o futuro será tecnológico. Podem até surgir inovações que, à data, somos incapazes de prever. É uma questão de esperar e descobrir o que o futuro nos trará.
Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária