Com o objetivo de aumentar o diálogo e as ações em torno das mudanças climáticas no Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a campanha Nós>> o movimento. A ideia é promover o debate sobre o clima e envolver os brasileiros nessa discussão até a 26ª sessão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – a COP26, realizada de 1° a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.
Leia mais: Álbum: 100 coisas legais para fazer durante a quarentena
Pessoas fazem releituras de obras de arte durante a quarentena; confira
Os materiais da campanha Nós>> o movimento, as histórias de quem está fazendo sua parte e mais informações sobre as mudanças climáticas já estão disponíveis no site. O endereço é https://www.nosomovimento.com.br.
Ações em espaços públicos mostrarão como a questão climática impacta diversos aspectos na sociedade. A primeira delas será no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. No local, totens digitais exibirão mensagens sobre como o clima está conectado com saúde, bem-estar e proteção de áreas verdes e promoção de ecossistemas mais saudáveis.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Uma das imagens tem o alerta do Secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmando que proteger a natureza é fundamental para a sobrevivência na Terra. As atualizações do site e as ações serão constantes, até a realização da COP26.
A campanha irá ampliar a conscientização das questões sobre o clima, mostrando de que maneira ele está conectado com desafios e problemas atuais do país, como desemprego, segurança alimentar e mobilidade, mas reforçando que as soluções estão disponíveis, e são acessíveis, práticas e realistas.
Nós>> o movimento: fortalecendo comunidade
A iniciativa Nós>> o movimento pretende fortalecer indivíduos, comunidades, empresas e lideranças que já fazem a diferença na construção de um futuro melhor para as pessoas e para a natureza. Ações em movimento hoje por todo o país ganham visibilidade, lideradas por grandes empresas ou por movimentos de comunidades locais.
Todos são convidados a participar, debatendo ações e compartilhando conteúdos. Por meio da contribuição de vários agentes que trabalham com proteção ambiental e justiça climática, além de pessoas interessadas em fazer parte dessa ação, Nós >> o movimento quer mostrar a urgência e a relevância da questão do clima.