O sorveteiro José Cantídio Leal Ferreira Neto, 50 anos, conhecido também como Sorveteiro Corredor, ficou famoso na comunidade em que mora após participar de algumas maratonas.
Uma das famosas foi a corrida “Desafio da Paz”, que teve sua largada no Campo do Progresso, na Vila Cruzeiro, atravessou o morro e passou por um lugar que ficou conhecido no Brasil inteiro: a estrada por onde traficantes do Complexo da Penha fugiram em direção ao vizinho Complexo do Alemão – conjuntos de favelas ocupados por forças de segurança desde novembro de 2012.
O morador fez o acidentado trajeto de 5 km em 23 minutos, sete minutos a mais do que o vencedor, o maratonista Franck Caldeira, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. Depois da corrida, José disse que o profissional comentou que “com subida, mata, chão de barro e pedras, ele achou o caminho difícil. Era quase uma corrida de obstáculos”.
Acostumado a treinar todos os dias antes de trabalhar, José não pode pagar pelo acompanhamento de um professor. Mesmo assim de segunda, quarta e sexta corre sozinho, mas as terças e quintas costuma ir para a Quinta da Boa Vista (parque em São Cristóvão, zona norte do Rio), onde faz exercícios e circuitos propostos por um professor para um grupo.
José fazia parte da Associação dos Veteranos de Atletismo do Rio de Janeiro e treinava no Maracanã. Em 2008, foi o segundo colocado no Estadual, na faixa de 45 e 50 anos. Hoje, trocou os 800 metros por meias maratonas.