Categorias

Mindfulness: como funciona e quais benefícios traz para o trabalho?

Da Redação
24 de Maio de 2021


mindfulness-no-trabalho

Males que assolam o ambiente corporativo, como os profissionais em piloto automático ou executando mais tarefas do que aguentam, podem ser combatidos com a técnica do mindfulness – algo como “atenção plena”, em tradução livre.

“As equipes têm boa performance quando estão felizes, em harmonia, confiantes e concentradas. Porém, por conta do cotidiano conturbado que estamos vivendo, estas características andam em falta. Neste contexto, o mindfulness é um grande aliado, pois permite a criação de uma consciência corporal e mental”, afirma Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa.

Leia mais:
13 apps de meditação guiada para aliviar a tensão na quarentena
Precisa relaxar? Conheça canais no YouTube que te ensinam a praticar Yoga

Conheça o mindfulness

O mindfulness tem origem na meditação budista. Contudo, não possui vínculo religioso. Trata-se de se concentrar em observar como as emoções boas e ruins surgem e também desaparecem. O objetivo é desenvolver uma consciência sobre cada uma das sensações para anulá-las e não se deixar afetar por elas naquele instante. Resumidamente, é uma espécie de controle emocional que visa tornar a pessoa estável, confiante, relaxada, criativa e saudável.

A desestabilização humana pode ser combatida com música, descontração ou respiração. Mas estes recursos não a impedem de acontecer. O interessante no mindfulness é criar um treino para evitar que o desconforto emocional chegue a ocorrer. Portanto, a técnica age na raiz do problema, e não de maneira urgente.

Para praticar, não é preciso estar necessariamente sentado, com os olhos fechados e em silêncio. Na verdade, a essência do mindfulness é simples e pode ser aplicada em qualquer situação. Seja no almoço, seja em uma reunião de negócios ou no trânsito, basta se atentar a própria respiração e diluir os pensamentos. No começo, apenas cinco minutos são suficientes. Com o tempo, é possível aumentar o período.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

Mindfulness no ambiente de trabalho

Ao decidir levar o mindfulness para uma empresa, é fundamental promover mudanças na cultura organizacional. O ambiente de trabalho precisa abrir mão do tradicional e dar boas-vindas a flexibilidade. Uma sugestão é criar um local criativo e relaxante para integrar os colaboradores. Aqui, a intenção é promover o bem-estar e a saúde do capital humano.

A implantação da técnica deve começar pelos gestores para facilitar a transição da metodologia para os outros níveis da companhia. Vale ainda destacar que, para os resultados do mindfulness serem efetivos, o ideal é que os funcionários compreendam os benefícios da metodologia.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir