Categorias

Mês do Orgulho LGBT | Conheça e ajude instituições que apoiam a comunidade

Beatriz Ceschim
29 de Maio de 2019


Crédito: Photo by Cecilie Johnsen on Unsplash

Ao redor do mundo, junho é considerado o Mês do Orgulho LGBT.  No Brasil, em especial, há diversas instituições que apoiam a causa e defendem direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexual, intersexos e travestis, além de pessoas transgênero. Duas que se destacam são a Casa 1, que acolhe quem é expulso de casa por conta de sua orientação sexual e identidade de gênero, e a Transempregos, que visa colocar transgêneros no mercado de trabalho.

 

Quer ajudar a Casa 1?
Acesse buscavoluntaria.com.br/casa1  ou clique aqui e colabore

 

A Casa 1 começou como um projeto pessoal do fundador, o jornalista Iran Giusti. Antes de criar um lugar específico para acolher pessoas rejeitadas por conta de suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero, ele as colocava dentro de sua própria casa. Hoje, na sede da ONG, localizada na região central de São Paulo, são oferecidas acolhida, assistência psicológica e atividades culturais.

“Ter uma casa de acolhida pra jovens LGBT expulsos de casa é uma demanda do movimento”, explica Iran. Com inspiração na Casa Nem (Rio de Janeiro) e a Casa Florescer (São Paulo), o jornalista fundou a Casa 1, em 25 de janeiro de 2017, que comporta até 20 pessoas.

Divulgação/Casa 1
Fachada da república de acolhida da Casa1, em São Paulo

 

Durante sete dias na semana, eles fornecem aulas de inglês, espanhol, costura, maquiagem, yoga, discotecagem. Além disso, a casa tem 12h de programação diária e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos médicos e terapêuticos, especialmente, para a população LGBT e os moradores da ONG.

Para Iran, o Mês do Orgulho LGBT ajuda a “evidenciar as pautas do movimento, além da luta pela equidade e o combate a projetos tenebrosos como o Escola Sem Partido”. A residência recebe doações de duas maneiras: por contribuição pontual ou assinatura – em que o interessado pode contribuir mensalmente. Se deseja auxiliar a Casa 1, acesse buscavoluntaria.com.br/casa1  e contribua.

TransEmpregos
A TransEmpregos foi criada em 2013 para ajudar na inclusão de pessoas transgênero no mercado de trabalho no Brasil. Com essa ideia, o programa iniciou suas atividades para inserir no mercado essas pessoas que, anteriormente, eram desprezadas em processos seletivos pela sua identidade ou orientação sexual.

No começo, a organização criou um banco de dados para unir pessoas da comunidade LGBT a empresas acolhedoras e inclusivas. Dessa maneira, eles não sofreriam com discriminação e preconceito no local de trabalho. Entretanto, a instituição percebeu que também precisava capacitar essas companhias, para que os transgêneros se sentissem mais confortáveis.

Atualmente, além de ser um portal de vagas para as minorias, a TransEmpregos promove palestras para conscientizar colaboradores e habilitar as organizações. Assim, o ambiente fica mais agradável para os empregados e os contratantes. Para os transgêneros que desejam inserir seu currículo no banco de dados, basta acessar www.transempregos.org.

Revolta de Stonewall
Junho ficou marcado como Mês do Orgulho LGBT por conta da revolta de Stonewall. Em 28 de junho de 1969, um grupo formado por gays decidiu combater a violência policial contra os homossexuais. Durante cinco dias, eles ficaram confinados no bar Stonewall Inn, em Nova York, em protesto, e tiveram apoio de pessoas da comunidade LGBT, que formaram uma resistência contra a opressão da polícia.

Depois desse marco, 28 de junho ficou conhecido como o Dia Internacional do Orgulho Gay, por ter ajudado na libertação homossexual. Mas esse foi só o ponta-pé inicial da luta e do orgulho gay no mundo todo.

SERVIÇO
Casa 1
Contato: centrocasaum@gmail.com
Site: http://www.casaum.org/
Colabore: www.buscavoluntaria.com.br/casa1

TransEmpregos
E-mail: casadamaite@gmail.com
Site: http://www.transempregos.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/transempregos/

Leia mais:
Dia Internacional Contra a Homofobia: 45 filmes e séries da temática LGBTQ+
Spotify lança recurso global para celebrar mês do Orgulho Gay

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir