Busca voluntária – Notícias voluntariado

Contos de fadas têm lições de representatividade para crianças pretas

Advertising
Advertising

Além das mensagens de amor, coragem e perseverança dos clássicos contos de fadas, os protagonistas de O Pequeno Grande Alfaiate e A Princesa e o Espelho se apresentam ao público infantil com um objetivo a mais: representar as crianças pretas que nunca se enxergaram nas produções do gênero. A proposta é da coleção da escritora paulista Isabel Cintra, que vive atualmente em Estocolmo, capital da Suécia.

Leia mais:
45 livros de escritores ou com protagonistas negros
Audiolivro reconta A Branca de Neve sob olhar de diversidade e equidade
25 influenciadores digitais negros que você precisa conhecer



Publicadas inicialmente em inglês e ilustradas por Zeka Cintra, irmão da autora, as produções exibem personagens com seus poderosos blacks e tudo que eles simbolizam. Apesar de estar sutilmente representado nas narrativas, o racismo não é a temática central dos enredos. “Quero que as crianças pretas vejam que também podem ser rainhas, princesas, protagonistas de qualquer história”, explica Isabel.

Em O Pequeno Grande Alfaiate, o pequeno Akim mostra ao pai Jafar – e para todos os pequenos leitores – que é preciso muita coragem e otimismo para enfrentar os desafios da vida. Já o livro A Princesa e o Espelho revela que a beleza está na sua forma mais pura, sem qualquer tipo de padrão. O amor sempre resistirá, sendo maior que todas as vaidades do mundo.


Advertising
Advertising

Isabel lançou seu primeiro livro em 2015. Até o momento, são sete títulos publicados, todos com o apoio do talento do irmão. Ela tem participado de produções e eventos que divulgam a literatura em língua portuguesa fora do Brasil, especialmente na Europa, em cidades como Frankfurt (Alemanha), Paris (França) e Londres (Inglaterra). Além da coleção de contos de fadas para crianças pretas, é autora da obra Corvo-Correio.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara



Sair da versão mobile