Categorias

Veja como indicar ONGs para receber kits de educação socioemocional

Da Redação
28 de Junho de 2021


Crédito: Max Fischer no Pexels
kits-de-educacao-socioemocional

A campanha Bem Viver Importa, promovida pelo Instituto Vila Educação, vai distribuir 25 mil kits de educação socioemocional e mindfulness para entidades que acolham crianças e adolescentes. Com material para alunos e professores, o objetivo da iniciativa é ajudar as organizações a incorporar programas socioemocionais como parte da grade de ensino, junto às disciplinas tradicionais.

Leia mais:
Veja como ajudar instituições que lutam pelo ensino brasileiro
Educação e informação podem transformar a sociedade, segundo representante religioso

Como participar

Pessoas de todo o País podem indicar organizações. Basta acessar o portal da campanha Bem Viver Importa e fazer o cadastro da entidade. As instituições, no entanto, devem preencher alguns requisitos. São eles: ter pelo menos dois anos de existência, atender no mínimo 100 crianças ou adolescentes, e contar com um profissional que facilite a implementação da educação socioemocional. As indicações serão analisadas pela equipe do Instituto Vila Educação.

Nas redes sociais, a iniciativa poderá ser compartilhada com a hashtag #BemViverImporta. A cada postagem, um kit a mais será doado para as instituições.

É importante destacar que o conteúdo de educação socioemocional do Instituto Vila Educação já foi implementado em mais de 400 escolas públicas brasileiras, atendendo cerca de 350 mil estudantes. Há municípios que incluíram o ensino em 100% da rede pública, como é o caso de Boa Vista (RR), que já ofereceu o ensinamento para 43 mil alunos dos ensinos Infantil e Fundamental I.

A educação socioemocional

A educação socioemocional pode reduzir conflitos entre alunos e aumentar o desempenho escolar dos estudantes, bem como o rendimento acadêmico dos próprios professores. Estes ganhos, inclusive, foram vistos nas escolas atendidas pelo Instituto Vila Educação, que ofereceram aulas semanais de 50 minutos e intervenções diárias.

“O diferencial é que se trata de um ensino de fácil aplicabilidade dentro de sala de aula e com sequência didática, baseado em quatro unidades: Habilidades de Aprendizagem, Empatia, Lidando com as Emoções, e Resolução de Problemas. Nelas, os alunos aprendem e são incentivados a controlar impulsos, construir relações saudáveis e a tomar decisões responsáveis”, comenta Fernando Gabas, diretor do Instituto Vila Educação.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir