No fim do ano passado, a Malwee apresentou um reposicionamento de marca com o projeto Moda Sem Ponto Final, que defende uma moda mais consciente. Para atingir este objetivo, a empresa criou o Lab Malwee Jeans, uma lavanderia que visa reduzir mais de 80% o gasto com água usado na fabricação de peças de brim. Os primeiros modelitos feitos com esta produção chegaram ao mercado nesta quinta-feira (20). A calça jeans sustentável é produzida com apenas um copo d’água.
O processo fabril do novo jeans da Malwee apresenta uma redução de 98% no uso de água. Isso equivale a uma economia de mais de 7 milhões e 600 mil litros na produção de 127 mil peças. Essa quantidade seria suficiente para abastecer uma família de três pessoas pelo período de 63 anos.
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Como a água foi substituída
Ao contrário do modo tradicional, no qual muitos processos químicos usam água para obter os efeitos de lavagem, puídos e rasgos na peça, no Lab Malwee Jeans esses efeitos passaram a ser produzidos com laser. A personalização é feita em um software e aplicada por um equipamento de alta precisão. Os feixes de luz, nessa fase do processo, substituem grande parte da água e dos químicos nocivos, que seriam utilizados em uma fabricação convencional.
Já para obter os efeitos de clareamento das peças, o líquido é substituído por ozônio. A aplicação de amaciantes, por sua vez, é feita com uma tecnologia de nanobolhas, que em vez de aplicar o produto com água, o aplica diretamente no jeans sustentável por meio de uma nuvem de nanopartículas. Além disso, toda a água usada nesse processo é tratada internamente por um equipamento chamado H2Zero e será reaproveitada na produção de novas unidades. A reposição necessária é feita apenas pela perda em evaporação.
Tamanhos do jeans sustentável
Em um primeiro momento, a Malwee está oferecendo apenas dois modelos de jeans sustentável: skinny feminina (disponível nos tamanhos 34 a 48) e slim masculina (do 36 ao 48). As calças podem ser encontradas no e-commerce da marca e nos mais de 20 mil pontos de vendas do Brasil, entre multimarcas e lojas fidelizadas.
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