Instituto Serendipidade: casal funda ONG depois de ter terceiro filho com síndrome de Down
A chegada de um filho é um momento desafiador para qualquer pai ou mãe. Mais ainda quando se descobre que a criança tem alguma síndrome.
Esse foi o caso de Henri e Marina Zylberstajn. Apesar de já terem dois filhos, foi com a chegada de Pedro, atualmente com cinco anos de idade, que as coisas mudaram para valer. O garoto nasceu com síndrome de Down, que não havia sido diagnosticada durante a gravidez de Marina.
“Recebemos o apoio de outras famílias com filhos com síndrome de Down e isso nos fez parar de encarar a situação como algo triste, mas como uma oportunidade de enxergar a vida através de outras formas”, explica Henri.
A família começou a compartilhar o dia a dia da família com Pedro, para que outras pessoas que não têm tanto conhecimento pudessem ficar por dentro de como é a rotina de crianças com deficiência intelectual.
“Nossos amigos e familiares também não tinham tanto conhecimento, assim como nós. A divulgação nas redes sociais também serviu para mostrar nossa rotina para as pessoas que não tem convivência com uma criança com deficiência”, diz o empresário.
Em 2018, depois de tirar um período sabático para estudar a fundo a temática da deficiência, Henri se envolveu com instituições do terceiro setor. A partir daí o empresário percebeu que a situação de pessoas com deficiência no Brasil acabava sendo muito diferente das que ele podia prover ao filho Pedro.
“Eu vi que tinha a possibilidade de ir além e criar um ambiente em que, com o apoio de outras pessoas e empresas, poderíamos ajudar a transformar a realidade das pessoas com deficiência – além de mudar o olhar da sociedade para o tema inclusão”, explica Henri. No mesmo ano o empresário fundou o Instituto Serendipidade, organização sem fins lucrativos que atua com inclusão de pessoas com deficiência.
As iniciativas promovidas pelo Instituto Serendipidade nas mais diversas áreas – saúde, esporte, educação, empregabilidade e cultura – já impactaram mais de um milhão de pessoas desde 2018 e já direcionaram mais de R$ 2,5 milhões às entidades do terceiro setor parceiras da ONG.
Virada de chave
Neste ano, o Instituto Serendipidade realiza mais uma edição do Virada de Chave, que tem o objetivo de arrecadar dinheiro para investir nas iniciativas próprias e de parceiros, que beneficiam mais de um milhão de pessoas em diferentes fases da vida.
A ação acontece no dia 3 de outubro, na Estação São Paulo, e contará com um bate-papo especial com o fundador da ONG Gerando Falcões e apoiador do Serendipidade, Edu Lyra.
Além disso, o evento, que será seguido de coquetel e jantar, já tem em suas atrações confirmadas pocket shows de Luiza Possi e Afonso Nigro e de Rafael e Gabriel Cheib, além de uma apresentação especial da Cia de Circodança Suzie Bianchi. Um leilão beneficente proporcionará o levantamento de recursos que serão destinados aos projetos do Serendipidade.
Empresas e pessoas podem apoiar a iniciativa através da aquisição de mesas ou ingressos individuais para o evento. Entre as oportunidades que já estão confirmadas para o leilão estão camisetas autografadas por esportistas, diárias em hotéis de luxo, experiências gastronômicas, mentorias do G4 Educação e joias da Vivara.
Os ingressos estão disponíveis no site https://www.sympla.com.br/
Sobre o Instituto Serendipidade
O Instituto Serendipidade é uma organização sem fins lucrativos que potencializa a inclusão de pessoas com deficiência, com propósito de transformar a sociedade através da inclusão. Visa ser impulsor de impacto social relevante, colaborativo e inovador, sempre privando pela representatividade, protagonismo, de forma transversal e acima de tudo, com muito respeito.
As iniciativas que atendem diretamente o público são:
- Programa de Iniciação Esportiva para crianças com síndrome de Down e deficiência intelectual, de famílias de baixa renda;
- Programa de Envelhecimento que atende mais de 60 idosos com algum tipo de deficiência intelectual para promoção do bem-estar;
- Projeto Laços, que acolhe famílias que recebem a notícia de que seu filho (a) tem algum tipo de deficiência.
Atualmente o Serendipidade impacta mais de um milhão de pessoas, criando pontes, gerando valor em prol da Inclusão e através do atendimento direto. Mais informações em www.serendipidade.org.br e nas mídias sociais @institutoserendipidade.