Fundado em maio de 1968, o IBCC Oncologia ajuda enfermos há 51 anos. A rede auxilia a pessoas com câncer, além de ser especializada na área de oncologia. Durante os meses de outubro e novembro, a organização promove diversas palestras e atividades para conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e próstata.
Leia mais:
Outubro Rosa: 11 mitos e verdades sobre o câncer de mama
Outubro Rosa: autoexame e mamografia são aliados do diagnóstico precoce de câncer de mama
A instituição é especializada em 15 tipos de câncer diferentes. Além de atender os pacientes privados, o IBCC tem uma parceria com a Secretaria da Saúde de São Paulo, para atender alguns enfermos diagnosticados com câncer pelo Serviço Único de Saúde (SUS).
A rede também possui a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. Essa iniciativa foi criada pelo estilista Ralph Lauren, em 1994. O designer desenvolveu o projeto para alertar as mulheres, por meio da moda, sobre a necessidade de realizar o diagnóstico precoce da doença. No ano seguinte, o programa chegou ao Brasil e teve apoio de muitas celebridades.
Além das palestras com pacientes e esse engajamento por meio da moda, uma ação desenvolvida pelo instituto e pela campanha é a corrida contra o câncer de mama. Em homenagem ao Outubro Rosa, a organização realiza uma caminhada para conscientizar as pessoas sobre a luta contra a doença.
Por mais que eles realizem esses projetos para informar as pessoas sobre a necessidade de fazer o diagnóstico precoce, o tema ainda é considerado um tabu. “A gente precisa conscientizar as mulheres para buscar o médico regularmente, já que o autoexame é indicado apenas como uma forma de conhecer o próprio corpo, que não substitui a mamografia”, explica Lilian Cacau, porta-voz do IBCC Oncologia.
—
Ongs que atuam na luta contra o câncer de mama