Busca voluntária – Notícias voluntariado

ONG ensina população vulnerável a cultivar hortas hidropônicas

Advertising
Advertising

A cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, é palco de um projeto que capacita pessoas necessitadas para o cultivo de hortas hidropônicas em casa. A iniciativa é realizada pelo Instituto Stop Hunger Brasil, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) sem fins lucrativos, mantida pelo Grupo Sodexo, em parceria com o Centro Social Carisma.

Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do VoluntárioClique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária



No sistema de hidroponia, não se faz uso da terra. As raízes das hortaliças ficam dentro da água, que circula de modo contínuo e com a adição de soluções minerais.

Capacitação para cultivo de hortas hidropônicas 

A ação tem o objetivo de empoderar mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. O cultivo de hortaliças poderá ser utilizado na alimentação da família. Há também a possibilidade da venda desses alimentos como meio de geração de renda incremental ao orçamento doméstico.


Advertising
Advertising

“Estamos orgulhosos em darmos continuidade a esta ideia, que beneficia cada vez mais famílias, principalmente no momento que ainda estamos de pandemia”, afirma Davi Barreto, superintendente do Instituto Stop Hunger. “Com ele, o nosso objetivo é levar alimentação nutritiva para pessoas em situação de vulnerabilidade social e oferecer uma nova maneira de renda extra, principalmente para mulheres que são chefes de família”, completa.

A primeira ação do projeto, inaugurada no Centro Social Carisma de Osasco (SP), em 2019, já apresenta indicadores significativos, com 155 pessoas capacitadas até o momento (sendo 143 mulheres e 12 homens) e instalação de 49 sistemas de horta hidropônica na casa dos participantes.

Próximo encontro

Data: 23 de setembro
Horário: 13h45
Local: Centro Social Carisma filial Guaratinguetá
Rua Osvaldo Damasceno, 145 – Cecap, Guaratinguetá/SP
CEP 12514-680

Orientação em Guarantinguetá

Na nova unidade de Guaratinguetá, as aulas de capacitação já estão acontecendo. Em razão da pandemia de covid-19, as oficinas estão sendo realizadas com pequenos grupos, seguindo todos os protocolos de segurança. O próximo encontro está programado para quinta-feira (23/9), no Centro Social Carisma.

As participantes recebem, gratuitamente, uma estrutura de hortas hidropônicas em suas casas para colocar em prática as orientações aprendidas no treinamento e iniciar o cultivo de hortaliças. Toda a organização e logística para instalação é feita pela equipe do Centro Social Carisma.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara



Sair da versão mobile