Busca voluntária – Notícias voluntariado

Há 80 anos, mulheres eram proibidas de jogar futebol no Brasil

São Paulo - Canadá vence o Brasil por 2 a 1 e fica com a medalha de bronze no futebol feminino dos Jogos Olímpicos, na Arena Corinthians (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Advertising
Advertising

Em 14 de abril de 1941, o presidente Getúlio Vargas baixou o Decreto-Lei 3.199, que estabeleceu as bases de organização do esporte em todo o Brasil e restringiu o direito das mulheres à prática de certas modalidades esportivas, como o futebol, consideradas “incompatíveis com as condições da natureza feminina”. Em vigor por quase quatro décadas, a proibição atrasou o desenvolvimento dessas modalidades e deixou um legado de preconceito que persiste até hoje no imaginário social.

LEIA MAIS: 26 MULHERES INSPIRADORAS PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
MICROSOFT LANÇA CURSOS GRATUITOS PARA CAPACITAR 100 MIL MULHERES



Para rememorar a data e refletir sobre como as atletas brasileiras lidam até hoje com as consequências dessa proibição, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, programou algumas atividades especiais para o mês de abril.

No dia 27, será lançado o audioguia sobre futebol feminino, resultado da campanha de financiamento coletivo Minha Voz faz História, projeto selecionado pelo Programa Matchfunding BNDES+. Com o apoio de 343 benfeitores, foram arrecadados quase R$ 100 mil para a elaboração do material que reúne 100 anos de histórias das mulheres do futebol brasileiro.


Advertising
Advertising

O audioguia será disponibilizado para a visitação ao Museu, como uma camada nova de conteúdo, mas também nas plataformas digitais para que as histórias possam ser conhecidas e utilizadas em ações educativas em todo o país.

Ao longo do mês, o Museu também realiza o webinário “Proibidas e Insurgentes – Os 80 anos da lei que vetou mulheres no esporte”, composto de cinco módulos, sempre às terças-feiras, das 17h às 19h, com transmissão pelo YouTube e Facebook. O evento tem curadoria da pesquisadora Silvana Goellner e da jornalista Lu Castro e reúne, entre as convidadas, a ex-nadadora Joanna Maranhão, a ex-atleta Aída do Santos e a jornalista Regiani Ritter. A programação completa está disponível no site.

O Museu também mantém as exposições virtuais sobre futebol feminino, disponíveis na plataforma do Google Arts & Culture e que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Os destaques sobre o tema são Visibilidade para o Futebol Feminino e Mulheres, desobediência e resiliência, resultantes das mostras temporárias “Visibilidade para o futebol feminino” (2015) e “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” (2019).



Sair da versão mobile