Busca voluntária – Notícias voluntariado

Gripes, resfriados e covid-19: entenda os sintomas

Gripes, resfriados e covid-19: entenda os sintomas

Advertising
Advertising

O aumento de casos de gripes e resfriados é notado no início do outono, podendo se estender até o final do inverno. Dias com pouca umidade e temperaturas mais frias contribuem para o surgimento desses problemas principalmente nas crianças.

Leia mais: Só fofura: 50 fotos de gatos gigantes
30 fatos curiosos sobre animais



Neste sentido, são necessárias ações preventivas com foco maior na população mais vulnerável como os pacientes oncológicos. Com a pandemia de covid-19, o risco é ainda maior, pois os sintomas entre infecção pelo coronavírus, gripes e resfriados são similares.

O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou a campanha anual de vacinação contra gripe paralelamente à vacinação de covid-19. O Ministério da Saúde pretende vacinar, até o dia 9 de julho, 90% dos grupos prioritários, inclusive crianças com idade acima de 6 meses e menores de 6 anos.


Advertising
Advertising

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara

“Pais e responsáveis devem ficar atentos aos sintomas que sugerem tanto a covid-19 quanto as doenças sazonais como gripes e resfriados e procurar o pronto atendimento em caso de dúvidas”, explica Fabianne Carlesse, infectologista pediátrica do Hospital do GRAACC, especializado em casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil. “Os mais comuns são tosse, coriza, febre, cansaço e dores no corpo, falta de ar e, em alguns casos, náuseas e vômitos.”

De acordo com a especialista, sobre a imunização, as crianças devem tomar a vacina contra a gripe (vírus influenza).

“Ainda não temos vacinas para a população pediátrica, mas a proteção contra influenza é mandatória”, diz. “Além de proteger a criança e consequentemente os familiares desse importante vírus, diminui a procura pelo hospital e, portanto, a exposição ao SARS CoV-2.”

Pacientes oncológicos são os mais vulneráveis a estas infecções, além da covid-19, e podem apresentar complicações graves, dependendo do nível de imunossupressão, principalmente quando os pulmões são acometidos.

Gripes, resfriados e covid-19: dicas importantes

 



Sair da versão mobile