Busca voluntária – Notícias voluntariado

Fundação Bill & Melinda Gates premia startup brasileira de impacto social

Advertising
Advertising

Por mais que as doações tenham batido recorde no Brasil em 2020, o país não tem tradição no mercado da filantropia. Apesar disso, de acordo com um anúncio da Fundação Bill & Melinda Gates, uma socialtech (startup com foco social) brasileira é apontada como uma das dez soluções mais criativas e inovadoras do mundo na área de doação diária para caridade.

Trata-se da brasiliense Ribon, que aumenta doações institucionais para caridade em até 60%. A plataforma surgiu em Brasília com o objetivo de fomentar a cultura de doação no Brasil, tornando a experiência de doar mais simples, divertida e acessível.



Leia mais: 
TEDx Talks: as palestras mais inspiradoras do mundo
Emergência no Acre: ONG distribui cestas básicas, kits higiene e máscaras

No total, foram 363 projetos que se candidataram para análise dos avaliadores do desafio. A Ribon foi a única solução em língua não-inglesa a figurar na lista dos dez melhores no mundo. Também foram premiadas pela Fundação Bill & Melinda Gates a inglesa HasanaH, as canadenses Give e Give Magic; e as americanas Duet,  Coin UpGiving MultiplierGolden VolunteerCivic Champs e Pinkaloo.


Advertising
Advertising

Os escolhidos receberão uma premiação de US$10.000 cada e um suporte de refinamento dos designers da IDEO. Além disso, todos passam a ser participantes do evento Greater Giving Summit, que é exclusivo para convidados selecionados.

De acordo com a OpenIDEO e a Fundação Bill & Melinda Gates, foram priorizadas soluções para atividades filantrópicas que fossem digitais, centradas no usuário, inovadoras e que tivessem um grande impacto por onde atuam.

“Atuar como startup que trabalha com filantropia justo em um país que ainda engatinha na cultura da doação individual para causas é um desafio. Entretanto, ter esse reconhecimento que nos indica como um exemplo de futuro para a filantropia global é um sinal que estamos no rumo certo”, afirma Rafael Rodeiro, cofundador e CEO da startup brasiliense.

Conheça a Ribon

Desde que foi fundada em 2016 por três estudantes da UnB (Universidade de Brasília), a Ribon trabalha pelo desenvolvimento da cultura de doação para caridade no Brasil. Tendo como foco os Millennials e a Geração Z, desenvolveu uma estratégia de gamificação que engaja esse público.

Dentro de um aplicativo disponível para Android, iPhone e Desktop, os usuários da Ribon podem coletar seus “ribons” (moeda virtual usada nas doações) e doá-los gratuitamente para qualquer uma das causas cadastradas na plataforma. As doações são pagas por empresas, fundações e filantropos que colocam seus projetos sociais na Ribon.

O resultado desse processo é uma comunidade de milhares de pessoas desenvolvendo uma cultura de doação, o que é extremamente necessário para o Brasil. Atualmente, o país ocupa a posição de 74º país no ranking mundial de caridade do World Giving Index, posição essa que não condiz com o poder econômico local, e muito menos com sua demanda de recursos para desenvolvimento social.

Impacto real

Ainda que haja muito trabalho a ser feito, já é possível ver resultados animadores em doações aumentadas pela Ribon. Em 2020, por exemplo, o “Movimento Bem Maior” encabeçou a doação de maior impacto já realizada na plataforma.

A organização social fundada pelos empresários Elie Horn, Rubens Menin e Eugênio Mattar, realizou por meio da Ribon uma grande doação de alimentos para a ONG Ação da Cidadania. Em apenas 5 meses, 45.523 novos doadores se envolveram com a causa da Ação da Cidadania por meio da plataforma da Ribon, envolvimento esse que aumentou em 68,3% a doação inicial feita pelo Movimento Bem Maior. Em impacto real, os usuários doaram 42.078 refeições para a ONG durante o período em que ela esteve na plataforma.

De acordo com Richard Sippli, Diretor de Relações Institucionais do Movimento Bem Maior, apadrinhar uma campanha inovadora, como a da Ribon, faz parte de uma estratégia de ampliar seu volume de doações. “Esse resultado em uma campanha social engajada em um prazo tão curto é um passo incrível para fortalecer o ecossistema filantrópico no Brasil. Esse impacto se deve a uma nova maneira de doar: digital, gamificada e gratuita”, afirma Richard.

Além do trabalho realizado com o Movimento Bem Maior, a Ribon já aumentou doações de empresas como Tetra Pak, Cielo, Klabin e Centauro. Ao todo, mais de 180.000 pessoas já foram impactadas pelas doações feitas dentro da plataforma.



Sair da versão mobile