A maioria das pessoas não é feliz. É o que aponta a pesquisa “A Felicidade do Brasileiro”, empreendida pela advogada, mentora, palestrante e especialista em felicidade, Mary Elbe Queiroz, e executada em parceria com o Instituto Qualibest. Conforme o levantamento, apenas 29% dos habitantes do País (porcentagem correspondente a um pouco mais de 52 milhões de pessoas) se declaram felizes.
Provocada por este resultado e ciente de que a felicidade deve ser construída dentro de si e não buscada em algo externo, Mary desenvolveu um treinamento da felicidade, que pode ser acessado por meio do aplicativo FEDDA, disponível gratuitamente para Android e iOS. “O programa permite ao usuário exercitar atitudes práticas e mudanças de foco para ter uma visão mais positiva e otimista sobre a vida”, diz a idealizadora do app.
Para isso, quem acessa o aplicativo é convidado a percorrer um circuito formado por ilhas, cujos temas centrais são ações necessárias para uma vida mais feliz. Em cada ilha são apresentadas uma ou mais atitudes fundamentais para que estas ações se cristalizem. “A fim de exercitar e fixar essas novas atitudes, até que se tornem hábitos, são propostas atividades variadas a serem feitas diariamente”, comenta Mary. Cada atitude é enriquecida com textos científicos e de aprofundamento e também com uma lista com os benefícios de se praticar cada atitude.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
As ilhas do FEDDA
Ao todo são sete ilhas, que são desbloqueadas sucessivamente, assim que o usuário completa o programa proposto para cada uma. A primeira ilha é denominada “Aumentar a autoestima e a autoconfiança”, que é composta por oito atitudes, que almejam fazer com que usuário aprenda a gostar mais de si mesmo e tornar-se mais confiante. São elas: ame-se e admire-se; não lamente, não se faça de vítima e não se culpe ou culpe a terceiros; autocontrole; autoconfiança; resiliência; suas conquistas; programe seus sonhos; e seja o capitão da sua vida.
A segunda ilha recebe o nome de “Faça as pazes com o passado, seja feliz hoje e prepare a felicidade para o futuro”. Para completar essa fase, o usuário necessita realizar duas atitudes essenciais: o perdão e a gratidão. Isto porque, segundo Mary, quem perdoa sente-se leve e pleno para viver o presente e projetar o futuro e quem é grato muda o foco da negatividade para a positividade e abre caminho para ser feliz.
Na terceira ilha, “Crie e viva emoções positivas”, o usuário é chamado a reaprender a ver a vida com olhos otimistas. Nesta etapa, 13 atitudes são recomendadas. São elas: criar e cultivar experiências de prazer; sorrir e ser gentil; abraçar; elogiar; praticar a bondade; valorizar e comemorar suas conquistas; cercar-se de pessoas positivas e afastar-se de pessoas negativas; eliminar objetos que tragam recordações tristes; praticar o desapego de roupas e objetos que não usa mais; ter senso de humor; ser otimista e ter esperança; praticar o “savoring” – a arte de saborear os momentos; e inteligência espiritual.
“Criar e manter atitudes que liberem DOSEs de Felicidade” é o nome da quarta ilha. Esta fase é direcionada à prática de atitudes que têm como objetivo inundar o cérebro com hormônios necessários para obter uma visão mais positiva sobre os acontecimentos da vida. As quatro atitudes dessa ilha estão relacionadas com os hormônios que elas devem ativar: (D)opamina, que provoca sensação de prazer e motivação; (O)citocina, que gera sentimentos de amor e união social; (S)erotonina, que regula o humor; e (E)ndorfina, que promove o bem-estar.
A quinta ilha do FEDDA que o usuário visitará é a “Cultive relacionamentos verdadeiros”. De acordo com a idealizadora do aplicativo, esta fase é importante para aprender a conviver e dividir frustrações e conquistas com as pessoas ao redor. Para cultivar relacionamentos verdadeiros, quatro atitudes são fundamentais: fazer amizades; criar laços caracterizados pela autenticidade, transparência e lealdade; praticar a escuta ativa; e exercer a empatia assertiva.
“Escolha o seu propósito/objetivo de vida” é o tema da sexta ilha. Segundo Mary, trata-se de uma etapa importante para quem almeja conquistar a felicidade duradoura, porque quem possui um propósito de vida serve a um objetivo maior que si mesmo e não acha nada sem importância. Logo, possui maior motivação para as tarefas cotidianas, tornando-se mais produtivo e realizado. As três atitudes desta ilha são denominadas: emprego, carreira e missão; escolha fazer o que acredita e o que lhe dá prazer; e visualize o seu desejo/sonho já alcançado.
A sétima e última ilha recebe o nome de ação singela, mas sem a qual é impossível ser feliz. “Dê felicidade” é a última etapa do treinamento proposto pelo aplicativo FEDDA. “A maior felicidade está em dar felicidade ao outro”, ressalta Mary. A única atitude que deve ser executada nessa ilha é dar felicidade de diversa maneiras: fazendo doações, não apenas de bens materiais, mas de sorrisos, abraços e palavras de elogio; proporcionando experiências e vivências agradáveis; dando atenção verdadeira a amigos e familiares; sendo gentil com as pessoas; entre outras.
Outras atividades
Além das ilhas contendo atitudes e atividades diárias e de fixação, o FEDDA disponibiliza outras funcionalidades com o intuito de auxiliar o usuário a ser mais feliz todos os dias. São elas: Desenvolver; Ferramentas e Diários.
Na área destinada a desenvolver habilidades, o usuário pode escolher, diariamente, uma atividade para praticar durante todo o dia. As atividades selecionadas permitirão que ele treine suas Forças de Caráter, principais virtudes humanas, segundo a Psicologia Positiva e o FEDDA – (F)oco, (E)sforço, (D)eterminação, (D)isciplina e (A)ção, que são elementos fundamentais para manter-se motivado, visando à efetuação das mudanças comportamentais necessárias para a conquista da felicidade.
As ferramentas disponíveis para aumentar a felicidade são: sorria, que consiste em olhar para a câmera do celular e sorrir para ativar os hormônios da felicidade; tirar um tempo, para relaxar, por meio da respiração; acalmar e transformar a mente, por meio da motivação; conquistas, cujo intuito é celebrar realizações para se tornar mais confiante e motivado; planejar sonhos, que estimula a compor um mural com fotos dos objetivos e metas de vida; forças de caráter, em que o usuário responderá um teste online com 120 perguntas e terá traçado seu perfil de caráter; e perdão. Nesta ferramenta o usuário é convidado a escrever uma carta de perdão para entrar em contato com emoções e sentimentos que condicionam sua vida.
Em Diários, o usuário terá um espaço para fazer anotações relativas às atitudes exercitadas e ao que sente cotidianamente. É o seu diário de bordo. Nesta funcionalidade, ele poderá também agradecer por tudo que há de bom na sua vida e assim chegar mais perto da felicidade por meio do diário da gratidão, quando será orientado a escrever de três a cinco fatos que o levam a ter este sentimento.
O FEDDA apresenta o desenvolvimento pessoal como a melhor forma de o usuário conseguir ser mais feliz, como pessoa, líder, colaborador, empreendedor e, por consequência, ser mais produtivo.
Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária