Busca voluntária – Notícias voluntariado

Eventos literários e o uso da leitura como método lúdico no ensino

Advertising
Advertising

Os métodos lúdicos e interativos são importantes ferramentas de ensino – principalmente, quando se diz respeito ao infantil. A leitura, por exemplo, é uma das maneiras mais primordiais para aprender e desenvolver a capacidade crítica e cognitiva.

Dentro dos cursos de pedagogia, onde se pauta o desenvolvimento de métodos lúdicos de ensino, a importância da leitura infantil é TCC ou até um tema de projeto de pesquisa na pós-graduação. Com isso em mente, é preciso ressaltar a importância de alguns eventos voluntários que pautam a leitura como motor na curiosidade de crianças e jovens da educação infantil.

A bienal do livro de São Paulo



A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento extremamente indicado para crianças, jovens e educadores de diversas escolas de todo o Brasil. Suas últimas edições ocorreram de forma online, devido a pandemia. Contudo, a presença no tour virtual pode representar um grande exercício pedagógico durante a pandemia e o isolamento social.

A iniciativa é organizada pela Câmara Brasileira do Livro na cidade de São Paulo e reúne editoras brasileiras e internacionais para apresentação, lançamento e divulgação de seus livros. A primeira Bienal do Livro de São Paulo de toda a história ocorreu no ano de 1970, por meio de um projeto público que se iniciou na década de 1950, porém só tomou forma quase vinte anos depois.


Advertising
Advertising

Em 2018, a Bienal do Livro comemorou sua vigésima edição. Por conta disso, foi idealizado um livro virtual com a participação de diversos colaboradores e voluntários. O ilustrador da capa da obra foi Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica.

A participação no evento é de suma importância para crianças e jovens, visto que o contato com livros nesta fase pode criar um hábito saudável por vários anos a se seguir. Além disso, o potencial pedagógico do livro, por meio de histórias fictícias com lições de vida e morais, atua de forma essencial na formação de jovens.

Feira do Livro de Ribeirão Preto

A Feira Nacional do Livro em Ribeirão Preto é outro grande evento voluntário literário que ocorre em território nacional, na cidade no interior do estado de São Paulo. Realizada pela Fundação Feira do Livro, a iniciativa é considerada a maior feira de livros a céu aberto de todo o país.

A realização do projeto também conta com o apoio da prefeitura municipal de Ribeirão Preto e do setor estadual e particular. O evento é gratuito e disponível para todos e quaisquer visitantes, nacionais ou internacionais, sendo assim, um dos eventos voluntários mais importantes dentro do âmbito cultural no estado de São Paulo.

A partir de 2019, a Feira do Livro de Ribeirão Preto superou em tamanho, público e estrutura a Bienal do Livro de São Paulo, passando a ser conhecida como a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Além de escritores nacionais e internacionais, marcam presença no evento diversos artistas musicais, performáticos e das mais variadas atividades culturais. Portanto, além da Bienal do Livro de São Paulo, a Feira de Ribeirão Preto é outro evento voluntário para participantes e gratuito para visitantes. Por isso, também é de extrema importância para o desenvolvimento infanto-juvenil.

Obras literárias pedagógicas e infantis

Além de eventos culturais, voluntários e pedagógicos, como a Feira e a Bienal do livro, citados acima, é essencial também vermos algumas obras recomendadas a crianças e jovens em seu período de desenvolvimento cidadão.

Além de seu caráter pedagógico, é essencial também destacarmos o papel lúdico que a leitura possui no aprendizado, sendo um aliado poderoso no ensino.

As histórias, mesmo fictícias, podem servir como passatempos para crianças e jovens alunos, estimulando sua criatividade, capacidade cognitiva, respeito e interação com o ambiente ao seu redor.

A importância da leitura

A leitura é uma poderosa ferramenta lúdica e pedagógica no ensino, sobretudo quando falamos de ensino primário e básico.

Os primeiros passos para o entendimento do mundo são a alfabetização, o letramento e o domínio da leitura. Portanto, ler é um exercício indispensável neste momento de desenvolvimento das crianças.



Sair da versão mobile