Categorias

Eventos literários e o uso da leitura como método lúdico no ensino

Da Redação
1 de Julho de 2021


Crédito: Imagem de Sabrina Eickhoff por Pixabay

Os métodos lúdicos e interativos são importantes ferramentas de ensino – principalmente, quando se diz respeito ao infantil. A leitura, por exemplo, é uma das maneiras mais primordiais para aprender e desenvolver a capacidade crítica e cognitiva.

Dentro dos cursos de pedagogia, onde se pauta o desenvolvimento de métodos lúdicos de ensino, a importância da leitura infantil é TCC ou até um tema de projeto de pesquisa na pós-graduação. Com isso em mente, é preciso ressaltar a importância de alguns eventos voluntários que pautam a leitura como motor na curiosidade de crianças e jovens da educação infantil.

A bienal do livro de São Paulo

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento extremamente indicado para crianças, jovens e educadores de diversas escolas de todo o Brasil. Suas últimas edições ocorreram de forma online, devido a pandemia. Contudo, a presença no tour virtual pode representar um grande exercício pedagógico durante a pandemia e o isolamento social.

A iniciativa é organizada pela Câmara Brasileira do Livro na cidade de São Paulo e reúne editoras brasileiras e internacionais para apresentação, lançamento e divulgação de seus livros. A primeira Bienal do Livro de São Paulo de toda a história ocorreu no ano de 1970, por meio de um projeto público que se iniciou na década de 1950, porém só tomou forma quase vinte anos depois.

Em 2018, a Bienal do Livro comemorou sua vigésima edição. Por conta disso, foi idealizado um livro virtual com a participação de diversos colaboradores e voluntários. O ilustrador da capa da obra foi Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica.

A participação no evento é de suma importância para crianças e jovens, visto que o contato com livros nesta fase pode criar um hábito saudável por vários anos a se seguir. Além disso, o potencial pedagógico do livro, por meio de histórias fictícias com lições de vida e morais, atua de forma essencial na formação de jovens.

Feira do Livro de Ribeirão Preto

A Feira Nacional do Livro em Ribeirão Preto é outro grande evento voluntário literário que ocorre em território nacional, na cidade no interior do estado de São Paulo. Realizada pela Fundação Feira do Livro, a iniciativa é considerada a maior feira de livros a céu aberto de todo o país.

A realização do projeto também conta com o apoio da prefeitura municipal de Ribeirão Preto e do setor estadual e particular. O evento é gratuito e disponível para todos e quaisquer visitantes, nacionais ou internacionais, sendo assim, um dos eventos voluntários mais importantes dentro do âmbito cultural no estado de São Paulo.

A partir de 2019, a Feira do Livro de Ribeirão Preto superou em tamanho, público e estrutura a Bienal do Livro de São Paulo, passando a ser conhecida como a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Além de escritores nacionais e internacionais, marcam presença no evento diversos artistas musicais, performáticos e das mais variadas atividades culturais. Portanto, além da Bienal do Livro de São Paulo, a Feira de Ribeirão Preto é outro evento voluntário para participantes e gratuito para visitantes. Por isso, também é de extrema importância para o desenvolvimento infanto-juvenil.

Obras literárias pedagógicas e infantis

Além de eventos culturais, voluntários e pedagógicos, como a Feira e a Bienal do livro, citados acima, é essencial também vermos algumas obras recomendadas a crianças e jovens em seu período de desenvolvimento cidadão.

  • O Pequeno Príncipe
  • A Chapeuzinho Amarelo
  • Meu Pé de Laranja Lima
  • O Patinho Feio
  • O Menino Maluquinho
  • O Monstro que Adorava Ler

Além de seu caráter pedagógico, é essencial também destacarmos o papel lúdico que a leitura possui no aprendizado, sendo um aliado poderoso no ensino.

As histórias, mesmo fictícias, podem servir como passatempos para crianças e jovens alunos, estimulando sua criatividade, capacidade cognitiva, respeito e interação com o ambiente ao seu redor.

A importância da leitura

A leitura é uma poderosa ferramenta lúdica e pedagógica no ensino, sobretudo quando falamos de ensino primário e básico.

Os primeiros passos para o entendimento do mundo são a alfabetização, o letramento e o domínio da leitura. Portanto, ler é um exercício indispensável neste momento de desenvolvimento das crianças.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir