De olho nas ações relacionadas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, o TikTok se uniu ao rapper Emicida para divulgar mensagens positivas de cuidado e atenção com a saúde mental. O intuito é reunir especialistas e famosos para exaltar a vida por meio da campanha #AMúsicaSalva.
Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária
Saúde mental no Tiktok
As lives planejadas pela plataforma de vídeos em parceria com o rapper foram baseadas em três pilares: trazer informações relevantes para pessoas que estejam passando por sofrimentos emocionais e também para os amigos e familiares que têm pessoas próximas passando por momentos de vulnerabilidade; apresentar os principais canais de ajuda disponíveis; e mostrar como a música pode ser um elemento de conexão emocional que ajuda a lidar com questões de saúde mental, sempre levando em consideração a diversidade de experiências e realidades, destacando vozes negras, indígenas, mulheres e da comunidade LGBTQIA+.
Leia mais: Entenda as principais dúvidas sobre suicídio e como lidar com cada uma
Setembro Amarelo: “é preciso falar sobre suicídio”, diz porta-voz do CVV
Em 17 de setembro, às 20h, as criadoras de conteúdo indígenas Kaê Guajajara e Cunhaporanga vão dar dicas de autocuidado e autoestima para fortalecimento do amor-próprio e do bem-estar. Já no dia 23, também às 20h, Manu Mendes e Fernanda Evan, que é psicóloga, mostrarão como lidar com as emoções de um jeito mais leve.
No dia 26, às 16h30, Gilberto Gil e Preta Gil falarão sobre a importância de amigos, familiares e pessoas próximas em momentos difíceis. Eles também vão debater como receber esse amparo é importante para driblar as adversidades. Na última terça-feira do mês (28/9), às 19h, a psicóloga Bárbara Tranquillini conversará com Fióti sobre o universo de artistas independentes.
Para acessar a programação completa da campanha, basta entrar na página exclusiva de #AMúsicaSalva dentro da plataforma. Ela reúne vídeos de artistas e criadores sobre saúde mental e informações sobre locais para buscar ajuda, direcionando para o Centro de Segurança do TikTok, que traz dicas de autocuidado para pessoas que estão em busca de apoio ou que querem levar informações e ajuda para alguém próximo que esteja vulnerável emocionalmente, além de contatos das principais instituições de apoio emocional de diferentes países, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta atendimento voluntário e gratuito no Brasil.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara