Com impactos diretos na saúde, bem-estar e, especialmente, na expectativa de vida, as doenças cardíacas em cachorros podem alterar e dificultar o funcionamento do órgão, gerando sérias complicações para o pet.
De forma geral, as cardiopatias costumam apresentar sintomas silenciosos e, muitas vezes, o animal só é diagnosticado quando está em um estágio avançado da doença. Embora cada uma dessas enfermidades tenha particularidades, em relação aos sintomas e tratamentos, o diagnóstico precoce permite garantir mais qualidade de vida aos cães.
Por isso, a médica-veterinária e gerente de produtos da Unidade de Pets da Ceva Saúde Animal, Nathalia Fleming, listou seis sinais de alerta que vão ajudar os tutores a identificar doenças cardíacas em cachorros.
Leia mais:
7 alimentos que podem prejudicar a saúde dos pets
100 fotos fofas de filhotes de cachorros para animar seu dia
6 sinais que podem indicar doenças cardíacas em cachorros
- Cansaço: Animal apresentar sinais de cansaço em atividades rotineiras. Nos passeios, por exemplo, parar várias vezes para descansar e fica ofegante com facilidade.
- Mucosas e língua azuladas: Esse sintoma chama-se cianose. É um indicativo que o pet pode estar sofrendo com alguma alteração cardíaca ou de circulação.
- Tosse: Tal sinal pode ser associado a diversas doenças, mas é importante que o tutor se atente a frequência. Se o cão apresentar tosse seca e crônica é importante acender um alerta.
- Inchaço: O animal pode apresentar acúmulo de líquidos no abdômen. O tutor poderá notar que a região fica mais inchada. Além disso, é importante se atentar ao surgimento de edema nas patas.
- Alterações comportamentais: O bichinho reluta em realizar atividades que antes eram prazerosas, como passear, brincar ou correr. Alguns podem ficar mais reclusos, evitando sair da cama ou, até mesmo, começar a esconder em algum cômodo da casa.
- Dificuldade respiratória: As cardiopatias dificultam o bombeamento sanguíneo o transporte de oxigênio e a respiração. Além disso, fluidos podem acumular-se nos pulmões, provocando uma súbita e grave dificuldade respiratória Dessa forma, o cachorro pode apresentar dificuldade para respirar ficando ofegante mesmo em momentos de repouso.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Ao pensar na saúde dos pets é fundamental reforçar a importância das visitas frequentes ao médico-veterinário. “No caso das doenças cardíacas em cachorros, o diagnóstico precoce é imprescindível para que seja possível determinar o tratamento adequado que irá proporcionar mais conforto ao animal, assegurar o correto acompanhamento do quadro clínico e auxiliar no aumento da expectativa de vida”, finaliza Nathalia.