Doação de corpos: saiba como ajudar em pesquisas após sua morte
No Brasil, a doação de corpos não é algo muito comum. Por mais que as pessoas ajudem doando órgãos ou sangue, elas ainda podem auxiliar nos estudos científicos ao permitirem que usem seu corpo para pesquisa.
Leia mais: Carrefour promove campanha do agasalho no Grande ABC; veja os pontos de doação
Multinacional oferece capacitação gratuita e vagas de trabalho
O procedimento para se tornar um doador é bem simples. A pessoa deve redigir um documento, em que alega querer doar seu corpo para uma instituição de ensino após sua morte. Para manifestar seu desejo, a pessoa deve ter mais de 18 anos e estar em condições normais de saúde.
Para validar sua vontade, o doador precisa assinar o documento, reconhecer firma e entregar uma cópia para a instituição que receberá seu corpo. Além disso, é uma boa ideia que dois familiares saibam da decisão do voluntário. Esses parentes também devem ter uma cópia do documento. Quando a pessoa morrer, ela terá um velório, mas depois será encaminhada para o local combinado.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) tem um projeto para receber as doações. Quando a pessoa entrega os documentos, a instituição encaminha para um cartório. Desse modo, o juiz tem ciência que o corpo do doador estará em responsabilidade da faculdade, para pesquisa ou estudo.
Aos interessados, a declaração deve ser entregue na Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 61 – 2º andar – Secretaria das Comissões Educacionais. É preciso marcar um horário para entregar os documentos, e ele precisa ser reconhecido em firma. Para entrar em contato com o pessoal da Santa Casa é só ligar para (11) 3367-7818 ou mandar um email para andre.augusto@fcmsantacasasp.edu.br.
—
Veja ainda 65 gatinhos fofos demais!