Categorias

Doação de cabelos: ONGs recolhem os fios para confeccionar perucas a pessoas com câncer

Marcella Blass
2 de Junho de 2021


Crédito: mostafa meraji on Unsplash

Quando se fala em aparência, as madeixas são um dos maiores pontos de autoestima – em especial, para mulheres e meninas. Por isso, enfrentar o tratamento de doenças como o câncer, que levam à queda dos fios, pode ser desolador. Para mudar esse cenário, uma série de ONGs pelo Brasil fazem o trabalho de coleta de doação de cabelos para a confecção de perucas que também serão doadas. 

Desenvolvidos por meio de uma grande corrente de solidariedade, os acessórios têm se tornado muito importantes para que mulheres e jovens enfrentem a doença e continuem a se sentir satisfeitas com sua imagem. Para apoiar essas iniciativas, o Busca Voluntária fez uma lista com cinco instituições que fazem a coleta de doação de cabelos. 

Leia mais:
Seis campanhas de combate à fome que precisam do seu apoio

Doação de sangue: requisitos, impedimentos e tudo o que você precisa

Mas atenção! Antes de doar, é importante visitar o site da instituição escolhida e conferir os pré-requisitos e as recomendações para o corte dos cabelos. Isso é fundamental para que as perucas sejam confeccionadas com segurança e qualidade.

Cabelegria 

A ONG arrecada doação de cabelos para confeccionar e distribuir perucas a pacientes em tratamento quimioterápico ou que perderam os fios por conta de outras patologias. Para doar, é preciso ter pelo menos 20 centímetros de comprimento no cabelo e não há problema que ele seja tingido ou tenha química. É possível fazer o envio das madeixas de qualquer parte do Brasil pelos Correios.

Cabelaço

A ONG nasceu com o propósito de arrecadar cabelos e confeccionar perucas para amparar crianças e adolescentes de baixa renda que enfrentam o câncer no Rio Grande do Sul. Vale destacar que a doação mínima é de 15 cm. Os fios devem ser enviados amarrados com um elástico via PAC ou Sedex para o endereço da instituição.

Fio de Luz

A ONG recebe todos os tipos de cabelo – liso, cacheado, crespo, com química e coloração para a confecção de perucas para mulheres e meninas no tratamento do câncer. Apesar de ser localizada em Belo Horizonte (MG), a instituição tem outros pontos de coleta em Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo e até em Atlanta, nos Estados Unidos.

Rapunzel Solidária

Mais do que os fios tingidos e com química, a ONG recebe também doação de cabelos grisalhos – afinal, a solidariedade não tem idade. O envio é feito pelos Correios pode ser realizado de qualquer lugar do Brasil ou do mundo para o endereço da sede que fica em São Paulo, na região de Pinheiros.

Cabelo Amigo

Cabelo Amigo é um projeto da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas de Curitiba. A iniciativa visa arrecadar cabelos para a produção e a manutenção de perucas doadas a pessoas em tratamento médico. A ação tem uma parceria com o Instituto Embelleze, que oferece o corte gratuito para quem for doar ao HC. A doação de cabelos pode ser feita na sede do Amigos do HC ou enviada via Correios.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir