Busca voluntária – Notícias voluntariado

Diversidade na tecnologia: jovens trans recebem capacitação em desenvolvimento web

Advertising
Advertising

O curso de Desenvolvimento Web e princípios básicos de programação da CA Technologies, com apoio da ONG Gerando Falcões e do Instituto Ariadne, capacitou jovens trans do programa Transcidadania, da Prefeitura de São Paulo. A ação é parte da iniciativa global da companhia para incentivar a diversidade no mercado de tecnologia.

A promoção da inclusão e capacitação de pessoas trans no mercado de trabalho foi um dos pontos que chamou atenção de Thomas Raphael de Oliveira, 21 anos. Ele comenta que além de ter aprendido mais sobre desenvolvimento web, como linguagens de programação, pôde desenvolver sua rede de contatos.



Leia mais: Representatividade <3 
INCLUSÃO DIGITAL: STARTUP BRASILEIRA TRANSFORMA TEXTO EM ÁUDIO, DE FORMA GRATUITA
CONHEÇA HISTÓRIAS QUE TIVERAM UM FINAL FELIZ GRAÇAS ÀS REDES SOCIAIS

“É preciso fazer mais que falar não à discriminação. É necessário dizer sim à diversidade por meio de práticas inclusivas para reconhecer a dignidade de todas as pessoas”, comenta Thomas. Ainda nesta semana, ele conquistou seu primeiro estágio na área de tecnologia, por meio da rede de relacionamentos do curso, e continuará aperfeiçoando suas habilidades enquanto busca oportunidades profissionais no mercado.


Advertising
Advertising

Inclusão no mercado

Companhias com diversidade de gênero têm um retorno financeiro 15% maior que seus concorrentes, como indica a pesquisa Why diversity matters, da McKinsey & Company. Contudo, de acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), apenas cerca de 0,02% de pessoas trans estão na universidade, 72% não possuem o ensino médio e 56% o ensino fundamental.

“A diversidade não deve existir apenas pelo desenvolvimento econômico, ela é necessária para que a sociedade tenha mais oportunidades, para que nossos filhos não precisem resolver problemas sociais de década passada”, comenta Alexandre Scaglia, Diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa para América Latina da CA Technologies.



Sair da versão mobile