Trabalhar em casa pode até passar uma sensação de conforto e comodidade. Entretanto, as pessoas não devem negligenciar a postura corporal no home office. O uso de equipamentos inadequados e de móveis com falta de apoio correto para os braços, as pernas e a cabeça pode causar dores musculares e nas articulações.
Leia mais: 13 apps de meditação guiada para aliviar a tensão na quarentena
Dicas para melhorar o relacionamento com idosos com Alzheimer
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para identificar como a pandemia tem afetado a vida em diversos aspectos, revelou que 41% das pessoas sentem dores na coluna. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, esse número era de 18,5%.
“Venho atendendo muitas reclamações de dores nos ombros, nos punhos e na coluna vertebral. A primeira coisa que alerto aos meus paciente que estão em home office em suas casas é a necessidade de ter o local e a estrutura correta para o trabalho”, explica o médico Michal Kossobudzki.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Como melhorar a postura corporal
Para Michal, o aumento do sedentarismo e a postura incorreta precisam de atenção. Para orientar os pacientes, ele indica, além da prática de atividade física regular, cuidados ergométricos.
“A coluna precisa acompanhar a curvatura da cadeira e ter apoio para os braços. O ideal para a mesa é que os braços formem um ângulo de 90 graus, com ombros relaxados e pulsos retos”, afirma o especialista. “Os olhos devem estar alinhados com a parte superior da tela do computador, com 50 centímetros de distância, e os pés precisam estar apoiados em um suporte ou totalmente no chão”, finaliza o médico, que também reconhece a necessidade de fazer pausas de até 15 minutos para alongamentos.
Precisa de voluntários para sua ONG? Clique aqui, cadastre sua entidade e publique sua