Categorias

Confira algumas dicas para meditar melhor

Da Redação
27 de Agosto de 2021


Crédito: Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Confira algumas dicas para meditar melhor

A meditação é uma das chaves para aliviar fatores como estresse, solidão, insegurança e ansiedade. Catia Simionato, terapeuta do canal Ser Felicidade, que reúne quase 1,3 milhão de seguidores no YouTube, Instagram, Facebook, Telegram e Spotify, separou algumas dicas para meditar melhor.

Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do VoluntárioClique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária

Dicas para meditar mais e melhor

1. Meditação significa tirar a atenção da enxurrada de pensamentos da mente e colocá-la em outra coisa. O mais simples de qualquer meditação é simplesmente focar a respiração. “Isso coloca a pessoa no momento presente e, quando acontece, a mente tende a desacelerar e até silenciar completamente”, destaca a terapeuta.

2. Não vá meditar se você estiver muito cansado, pois pode acabar dormindo. Descanse bem antes. “Meditação é para a gente acordar, e não para dormir”, diz Cátia.

3. Não exija demais de você. Comece com alguns minutos, já que não é fácil tirar a atenção da mente. No início, pratique de um a três minutos nas primeiras sessões, colocando toda a sua atenção na sua respiração. Quando ficar confortável, dias depois, aumente para cinco, sete e assim sucessivamente.

4. Se você é agitado demais para praticar a meditação tradicional, parado, que é chamada de meditação passiva, tente a versão ativa, que pode ser realizada em movimento. A dica é caminhar diariamente por qualquer lugar durante 10, 15 ou 20 minutos, prestando muita atenção no que encontra pelo caminho, como se fosse a primeira vez que você está vendo tudo aquilo. Isso vai tirar a atenção da mente e levar para as coisas ao seu redor.

5. Seja gentil consigo mesmo. “Durante a meditação, a mente logo vai começar a criticar a forma como você medita, te dizendo que é preciso fazer aquilo de forma melhor. Não caia nesses pensamentos. Trate-se como uma criança pequena que está aprendendo alguma coisa. Tenha paciência”, alerta a especialista.

6. “Nas meditações guiadas, é comum o profissional que está guiando a meditação, como eu faço no meu canal Ser Felicidade, pedir para as pessoas imaginarem algo ou que estão em determinado lugar, como um caminho cheio de árvores”, explica Catia. “Nessa hora, muitas pessoas dizem que não conseguem ver nada. Aqui a dica é: não é para você realmente ver nada com seus olhos, mas simplesmente imaginar aquilo e, nesse caso, a mente pode ajudar. Se eu te disser ‘pense num abacaxi’, a sua mente vai imediatamente te mostrar um abacaxi. É assim, simples, que funciona”, completa.

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara

7. Existem dúvidas sobre a melhor posição para meditar. “Pela minha experiência, não recomendo que a pessoa tente meditar deitado porque, desse jeito, ela relaxa e há um condicionamento mental para dormir nessa condição”, diz a profissional. Há também outro ponto importante, que remete às mais antigas tradições da meditação no Oriente: sentado, todos os centros de força (chacras) tendem a se alinhar e formar um fluxo de energia que facilita a meditação.

8. Se você está em um local barulhento, saiba que é possível meditar. “O externo não tem nada a ver com meditação. Eu aprendi a meditar aos 13 anos, no mais absurdo barulho, com rádio ligado o tempo inteiro e do lado da oficina mecânica do meu pai. Então, não importa o que esteja acontecendo fora, o silencio deve ser interno”, destaca.

9. Algumas frequências musicais também figuram entre as dicas para meditar melhor, como as de 528 Hz – umas das frequências de Solfeggio, escala de seis tons popularmente utilizada pela Igreja Católica em alguns hinos e, principalmente, no Canto Gregoriano. Ela também é chamada de “frequência do amor” e contribui para tornar as ondas cerebrais maiores, saindo das Beta (que é o normal no nosso dia a dia) e indo para as Alfa, que são responsáveis por um estado de relaxamento profundo.

 

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir