Busca voluntária – Notícias voluntariado

6 fatos que você (provavelmente) não sabia sobre diabetes infantil

Advertising
Advertising

Setembro é o mês escolhido para a conscientização e combate à obesidade em crianças. Entre diversos distúrbios e doenças que podem aparecer neste contexto, a diabetes infantil se destaca entre os perigos mais alertados durante a campanha Setembro Laranja.

De acordo com dados da International Diabetes Federation (IDF), todos os anos mais de 98 mil crianças são diagnosticadas com a diabetes tipo 1 – um número cerca de 14 vezes maior quando comparado há 10 anos. No ranking mundial, o Brasil fica atrás apenas de Estados Unidos e Índia, tendo mais de 95 mil casos em tratamento.



A diabetes é uma doença metabólica complexa, provocada por vários fatores e causas diferentes, que têm em comum a hiperglicemia ou excesso de glicose no sangue. Por isso, é importante estar por dentro se tiver um caso de diabetes infantil na família. Veja seis fatos separados pela Faculdade Santa Marcelina.

Leia mais:
Menina de 2 anos vira estrela do YouTube ao ensinar sobre alimentação saudável
40 perfis sobre alimentação saudável para seguir no Instagram

1. Desenvolvimento na primeira infância


Advertising
Advertising

Geralmente, as crianças costumam desenvolver a diabetes tipo 1, que é uma doença autoimune na qual o organismo produz anticorpos que agridem o pâncreas – órgão responsável pela produção de insulina. Sem a insulina, a glicose não consegue penetrar no interior das células e geram seu excesso na corrente sanguínea.

“Recentemente, com o aumento da obesidade infantil, crianças e adolescentes começaram a desenvolver diabetes não por falta de insulina, mas porque a obesidade centrípeta, acumulada na cintura, faz com que a insulina tenha dificuldade em fazer a glicose penetrar nas células, gerando hiperglicemia”, explica Martim Elviro de Medeiros Junior, professor no curso de medicina da Faculdade Santa Marcelina.

2. Genética

A diabetes tipo 1 é mediada por genes de histocompatibilidade, que podem ser passados de pais para filhos. No entanto, apesar da genética exercer um papel no desenvolvimento da doença, não é determinante. “Hábitos saudáveis, tanto na alimentação quanto no estilo de vida, como a prática de exercícios, podem ser um divisor de águas para a criança propensa à doença, principalmente na diabetes tipo 2”, afirma o profissional.

3. Prevenção da diabetes infantil

A chave para a prevenção da doença, tanto para crianças quanto adultos, é o desenvolvimento de hábitos saudáveis e visitas regulares a um médico de confiança – especialmente frente a sintomas suspeitos. “É vital que se evite o sedentarismo e se cultive uma alimentação equilibrada. A obesidade, somada ao histórico familiar, é, hoje, o principal indicador de risco para a diabetes em crianças e adolescentes”, diz Martim.

4. Estresse

De acordo com uma pesquisa divulgada no jornal Diabetologia, crianças que sofreram experiências traumáticas, que podem ir desde o divórcio dos pais a situações mais graves, como abusos, têm até três vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 1. “O estresse, sem dúvida, contribui, pois aumenta a secreção de um hormônio chamado glucagon que atua momentaneamente bloqueando a ação da insulina”, alerta o médico.

5. Sintomas

Alguns dos principais sintomas são o aumento da fome e sede, maior necessidade de urinar, visão embaçada, cansaço, sonolência e até a dificuldade no aprendizado. No entanto, nem sempre é fácil identificar sinais precoces de diabetes infantil. “Muitas vezes, a doença já se inicia com a forma de uma urgência em que a criança abre um quadro de cetoacidose – glicemia muito alta, hálito cetônico, respiração acelerada, torpor ou desmaio”, comenta Martim.

6. Tratamentos e primeiros passos

A diabetes tipo 1 pode ser controlada com injeções de insulina, uma dieta regular e exercícios físicos. É importante ressaltar que a taxa de açúcar deve ser controlada várias vezes ao dia por meio da glicemia de ponta de dedo. Ainda assim, é importante contar com um tratamento multiprofissional. “A equipe, idealmente, deve incluir médico, nutricionista, educador físico e enfermeiro. E é fundamental envolver a família toda no tratamento. Desse modo, a chance de sucesso aumenta muito”, conclui o especialista.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara



Sair da versão mobile