Dia Mundial da Diabetes: mudanças no estilo de vida ajudam no controle da doença
Em 1991, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro). O objetivo era forma de conscientizar sobre a prevenção da doença. Uma vez diagnosticado, o paciente precisa mudar seus hábitos para controlar a patologia e ter uma boa qualidade de vida.
Leia mais:
ENTIDADE EM SÃO PAULO DÁ APOIO A CRIANÇAS COM TRANSTORNOS NEUROLÓGICOS
“Os primeiros passos podem ser exercícios físicos e alimentação saudável. Geralmente, também é prescrito um anti-hiperglicemiante oral e, em casos mais graves, a insulina. O tratamento varia de acordo com a gravidade e o tipo do diabetes”, diz Fernanda Makuda, farmacêutica responsável da empresa de nutrição Nutriport.
O apoio familiar também é fundamental e é o tema da campanha da Federação Internacional de Diabetes (IDF) de 2018. “Ela tem um papel importante ao cuidar e apoiar a pessoa com diabetes. Por este motivo, queremos mostrar o quanto é importante o cuidado com a doença”, conta Samuel Briones, diretor executivo da Nutriport.
Atualmente, a diabetes atinge cerca de 415 milhões de pessoas no mundo e é a mais comum das doenças não transmissíveis. Seus sintomas podem levar um tempo para surgir, por isso, é bom manter-se atento. “Eles podem aparecer apenas em estágios mais avançados. Por exemplo, por meio de complicações, principalmente cardiovasculares”, explica Fernanda.