Dia Livre de Impostos é realizado no Brasil, em 30 de maio

Beatriz Ceschim
28 de Maio de 2019


Crédito: Photo by freestocks.org on Unsplash

Em 30 de maio, será realizado o Dia Livre de Impostos no Brasil. Nesse dia, cerca de 821 lojas, de 17 estados brasileiros, irão retirar as taxas sobre alguns produtos. Com esse evento, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de SP querem conscientizar a população e os comerciantes sobre a alta carga tributária paga no país.

Leia mais: Plataforma oferece mais de 77 cursos online gratuitos
Dia Mundial da Educação: veja como ajudar instituições que lutam pelo ensino brasileiro

De acordo com o  Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos, mas é o último da lista quando se trata de retornar os tributos para a população.

Por isso, essa data tem o intuito de mostrar à sociedade como os impostos impactam no seu poder de compra. A ação explica que pagar tributos tão caros sem retorno prejudica a economia. Já que, altas taxas tornam os produtos mais caros, o que diminui as vendas e reduz a quantidade de vagas de emprego.

Os descontos terão valores diferentes em cada loja e estado, os quais podem variar entre 10% a 70%. Os produtos participantes da promoção terão uma etiqueta com o “preço com desconto” e o “preço sem desconto”, para os clientes saberem quanto é o custo das peças sem as taxas.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, em 2003 e é realizado nas principais cidades do país. Durante o evento, não ocorrerá a sonegação, porque os empresários arcarão com os impostos, ao invés dos consumidores. Em 2018, a ação contou com 5 mil varejistas e shoppings centers, por 17 estados brasileiros.

Confira no link a lista de lojas participantes do evento: www.dialivredeimpostos.com.br.

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir