Busca voluntária – Notícias voluntariado

Conheça a maneira correta de mandar currículo por e-mail

Conheça a maneira correta de mandar currículo por e-mail

Advertising
Advertising

Nosso cotidiano está voltado ao uso da tecnologia, são inúmeras aplicações, como por exemplo, mandar currículo por e-mail.

Não basta apenas elaborar o documento com maestria, colocando as informações pertinentes e adequadas. É preciso saber como escrever o e-mail, para que o conjunto seja atrativo ao recrutador.



Dessa forma, mandar currículo por e-mail requer uma estrutura clara e sucinta, apresentando informações relevantes para a vaga.

Para não errar, conheça a maneira correta para mandar currículo por e-mail demonstrando uma postura profissional.

Como mandar currículo por e-mail?


Advertising
Advertising

Muitos candidatos acreditam que basta anexar o currículo e enviar. No entanto, saber o que escrever no e-mail é um diferencial que fará com que o recrutador preste maior atenção à sua candidatura.

Para iniciar, leia atentamente a descrição da vaga. Geralmente as empresas incluem informações valiosas sobre qual deve ser o assunto do e-mail e o que deve compor o corpo do texto.

Caso não haja nenhum tipo de recomendação, escreva no assunto que o e-mail se trata de um currículo e qual o cargo pretendido. Isso faz com que a empresa recrutadora encontre seu currículo com maior facilidade.

Em relação a composição do e-mail, considere essas recomendações:

Apresente-se profissionalmente

Não importa se você mora no Brasil ou em um dos países mais inteligentes do mundo, educação é sempre fundamental!

Antes de mais nada é preciso demonstrar educação e cordialidade. Por isso, faça um breve cumprimento à pessoa a qual está escrevendo.

Se não souber o nome, use a função, como por exemplo: “Prezado, Gerente de Recursos Humanos”.

A seguir, se apresente pontuando seu nome e o motivo que o faz enviar esse e-mail. Caso tenha alguma indicação, faça essa referência incluindo o nome da pessoa.

Seja claro e sucinto

Ao mandar currículo por e-mail seja o mais claro e objetivo possível. Isso vale para o texto da mensagem e para o documento em si. Afinal, mais de 86% dos candidatos erram em seus currículos.

Por isso, seja prático e se limite a escrever uma pequena estrofe sobre suas informações principais e sobre o que o recrutador deve saber sobre você.

Tenha em mente que esse profissional poderá estudar seu currículo para conhecer seu perfil profissional com profundidade.

Deixe que detalhes mais aprofundados ou informações extras sejam solicitadas ou apresentadas durante a entrevista.

Mostre que está interessado na vaga e na empresa

Depois de se apresentar, é hora de descrever seu interesse sobre a empresa e a oportunidade em aberto.

Você pode pontuar tudo que quer incluir, e, a partir disso, elaborar um texto condizente para a vaga e a empresa em questão.

Observe as exigências da empresa na descrição da vaga e correlacione com seu perfil profissional. Para uma descrição mais valiosa, pesquise mais sobre a empresa para entender sua cultura e adaptar a escrita.

Caso esteja sem ideias, e esse seja seu primeiro emprego, busque por carta de apresentação para jovem aprendiz para gerar insights.

Faça um breve encerramento

Para finalizar, escreva um pequeno encerramento se colocando à disposição para maiores esclarecimentos, e para a possível entrevista.

Agradeça a pessoa que recebe a sua candidatura, e, por último, escreva seu nome e dados para contato.

Dica valiosa para mandar currículo por e-mail

Saber como compor o corpo da mensagem é essencial. No entanto, tenha atenção para não esquecer o mais importante, anexar seu currículo.

Como recomendação, opte por salvar e enviar o arquivo em formato PDF. Esse modelo é comumente usado por ser mais fácil de ser visualizado, e não é desconfigurado, mesmo sendo aberto em um dispositivo móvel, por exemplo.

Além disso, o PDF não é facilmente editado, isso faz com que suas informações sejam preservadas em total segurança. Enviar o currículo em formato PDF é um cuidado que nem todos os candidatos possuem.

Antes de enviar, confira se tudo está correto. Se possível, faça um teste enviando o e-mail para você mesmo e avalie como as informações são recebidas e como a estrutura se apresenta.

Evite essas práticas quando for mandar currículo por e-mail

Existem algumas questões que devem ser evitadas ao mandar currículo por e-mail. A primeira delas é usar um endereço de e-mail constrangedor.

Caso não possua, crie uma conta cujo endereço seja formal e profissional. Um bom caminho é usar apenas o nome e sobrenome, ou, acrescentar o nome e a profissão.

Outra questão é não se apresentar no começo do e-mail. Isso faz muita diferença para uma boa primeira impressão.

Somado a não apresentação, outro erro grave é errar o nome da empresa para a qual está se candidatando. Confira se a ordem das letras está correta ou se você, porventura, esqueceu alguma letra.

Evite cometer erros gramaticais ou de concordância. Além de ler o texto algumas vezes, passe-o por corretores para conferir se tudo está certo.

E, em hipótese alguma envie o e-mail em branco, apenas com o seu currículo anexado.

Agora você já sabe como mandar currículo por e-mail, basta colocar todas essas recomendações em prática e arrasar na entrevista.



Sair da versão mobile