Categorias

10 dicas de cuidados com pets no inverno

Da Redação
24 de Junho de 2021


Crédito: Imagem de Mylene2401 por Pixabay
10 dicas de cuidados com pets no inverno

A chegada do inverno exige que as pessoas adotem hábitos compatíveis com as baixas temperaturas, como usar roupas mais grossas e hidratar bem a pele. Também é preciso ter cuidados com pets. O Busca Voluntária e Natália Lopes, médica-veterinária e gerente de comunicação científica da Royal Canin, separaram 10 dicas e curiosidades para manter os bichinhos saudáveis e confortáveis na época mais fria do ano.

Leia mais: 45 perfis de gatos fofos para seguir no Instagram
Fotógrafo retrata cachorros comendo petiscos; veja as melhores imagens

Cuidados com pets no inverno

1. Visita ao veterinário

É importante fazer uma visita ao médico-veterinário no início da estação para uma avaliação geral do pet. Com a queda nas temperaturas, o sistema imunológico dos animais pode ficar mais sensível. Por isso, o ideal é realizar exames de rotina.

2. Cheque se a vacinação está em dia

Os pets podem pegar gripe. Por isso, os cães podem tomar a vacina contra Gripe Canina. Já para os gatos, a vacina mais importante no inverno é a Quádrupla Felina.

3. Sensação térmica

É preciso ficar atento aos sinais de que o cão pode estar sendo afetado negativamente pelo frio. Quando isso ocorre, os bichinhos apresentam tremores visíveis, encolhimento, patas levantando repetidamente ou tentativa constante de recolhê-las. Uma boa regra geral é: se a temperatura estiver muito fria para você, o mesmo valerá para o pet.

4. Uso de roupinhas

Dependendo das características do seu pet, o uso de roupinhas de frio pode amenizar a sensação térmica das baixas temperaturas. Mas é importante ficar atento à reação do bichinho. Gatos, por exemplo, dificilmente ficam confortáveis com as roupas. Nesses casos, respeite as preferências do animal e busque por alternativas de aquecimento. Outro ponto importante é manter os pelos do pet livres de nós, que podem aparecer com o atrito. Portanto, evite o uso contínuo.

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara

5. A caminha ideal

É importante que o pet possa escolher o ambiente em que se sente mais confortável. Portanto, mantenha a caminha que ele está acostumado e adicione uma coberta ou mantinha que possa deixar o ambiente mais aquecido e aconchegante durante o inverno.

6. De filhotes a idosos

Independentemente da fase de vida, os cuidados com pets devem ser regulares, com visitas periódicas ao veterinário e cuidados preventivos, como a vacinação. Garanta um ambiente com o conforto térmico necessário e observe qualquer mudança de comportamento.

7. Hora de comer

Sabe aquela sensação de mais fome no inverno? Essa máxima não vale para os pets. Nutricionalmente, eles não precisam de mudanças na alimentação. Por isso, não é necessário aumentar a quantidade de comida. Respeite sempre a recomendação do veterinário ou as orientações da embalagem do fabricante.

8. Exercício é bom e eles gostam

Mesmo que o pet pareça mais preguiçoso, não deixe de fazer os tradicionais exercícios com ele. Além de ser um momento de lazer, isso é importante para controlar o peso dos animais. Evite dar petiscos e alimentos de consumo humano para não interferir na dieta e evitar intoxicações alimentares.

Precisa de voluntários para sua ONG? Clique aqui, cadastre sua entidade e publique sua

9. Água abastecida

Mesmo com um clima mais frio, é importante incentivar os animais a beberem água para garantir a hidratação. Espalhe bebedouros ou tigelas pela casa e inclua na dieta do pet alimentos úmidos, como os tradicionais sachês.

10. Nada de fugir do banho

Outra dica de cuidados com pets no inverno é diminuir a frequência de banhos. O ideal é fazer isso em dias ensolarados, quando a temperatura fica um pouco mais quente. A lavagem deve sempre ser realizada com água morna e seguida de secagem.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir