Estão abertas as matrículas para o Criar Jogos Labs em São Bernardo do Campo (SP). O polo presencial será no Instituto Geração Futura, onde as aulas começam no próximo 4 de março. Inteiramente de graça, o curso vem sendo considerado o maior de desenvolvimento de jogos e letramento digital no País. Realizado pelo Instituto Burburinho Cultural, oferece oportunidade de capacitação na área de games. É gratuito e destinado aos jovens, de 12 a 29 anos. Mais de 5 mil estudantes já foram beneficiados desde 2022. As inscrições podem ser feitas no site.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Próprio ritmo
O Criar Jogos Labs traz videoaulas exclusivas que permitem ao estudante acessar o conteúdo no seu próprio ritmo. Com o acompanhamento de monitores, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre animação 2D, edição de som para jogos, roteirização, narrativa e muito mais. O curso ainda inclui desafios e testes que tornam o aprendizado divertido e prazeroso.
Não há pré-requisitos. Pessoas a partir de 12 anos estão aptas a dominarem a tecnologia que já possibilita a criação de jogos eletrônicos. A duração do curso é de 18 semanas, perfazendo um total de 54 horas de carga horária. Com um cronograma flexível, as aulas acontecerão em seis turmas, variando de acordo com os horários disponíveis:
- Turma 1: Segundas e quartas-feiras, das 9h30 às 11h
- Turma 2: Segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h30
- Turma 3: Segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30
- Turma 4: Terças e quintas-feiras, das 16h30 às 18h
- Turma 5: Terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h
- Turma 6: Sábados, das 8h30 às 11h30
Histórico
O Brasil é um dos maiores consumidores de jogos eletrônicos do mundo, mas tem uma margem exponencial para crescer quando o assunto é produzir jogos nacionais. Outro ponto que inspira o Criar Jogos é que a gamificação não é só atividade recreativa, mas está presente no audiovisual, na área de Recursos Humanos, atendimento ao cliente, enfim, é parte do mundo do trabalho. Além desses motivos, é uma ferramenta importante no letramento digital, aspecto fundamental para a redução das desigualdades sociais.
O projeto Criar Jogos é 100% original. O propósito do curso é ampliar cada vez mais o conhecimento tecnológico em áreas periféricas, em parceria com escolas da rede pública. Além dos polos presenciais, também ocorre de forma remota, em que cada aluno pode contar com o auxílio de mentores para elucidar dúvidas em todo o curso.
A inauguração do primeiro polo do Criar Jogos foi em junho de 2022 no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG). Depois, São Gonçalo dos Campos e Camaçari, na Bahia, além de Guaratinguetá, Jacareí e Mogi Guaçu, em São Paulo. Em 2023, abriu novas turmas em Guaratinguetá, ampliando fronteiras para Curitiba (PR) e renovando presença em Camaçari, além de começar turmas em Paracatu. No Rio de Janeiro, polos presenciais foram sediados na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, na Faetec de Mangaratiba e na Casa Escola de Arte e Tecnologia, em Itaboraí. Vale destacar que todos os municípios citados oferecem atualmente vagas EAD.
O Criar Jogos Labs é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, BASF, Kinross, Grupo Boticário, BRQ, Sicredi, DataPrev, parceria da Visão Coop e realização da Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.
Serviço – Criar Jogos Labs em São Bernardo do Campo
- Local: Instituto Geração Futura (Rua Valdomiro Luís, 45 – Demarchi, São Bernardo do Campo, SP)
- Início: A partir de 4 de março
- Investimento: Gratuito
- Acesse o site
Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária