Categorias

Corredor Ecológico de Mata Atlântica terá 300 mil árvores nativas

Da Redação
9 de Abril de 2021


Crédito: Divulgação

Até 2022, uma iniciativa de reflorestamento pretende criar o maior Corredor Ecológico de Mata Atlântica no interior de São Paulo, com mais de 300 mil mudas de árvores nativas. O projeto é liderado pela Atvos, empresa de bioenergia, em parceria com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Ele já está em andamento e mais de 184 mil unidades foram plantadas em 110 hectares. Além disso, a companhia disponibilizou uma área de 619 hectares para reflorestamento.

Leia mais: Álbum: 20 imagens da natureza para inspirar e renovar as energias
Vida sustentável: 30 perfis no Instagram para se inspirar

Com a conclusão da restauração florestal, o trecho será transformado em área de conservação que integrará oficialmente a Estação Ecológica Mico-Leão Preto. O plantio das árvores nativas estimula a regeneração natural da região e torna realidade o Mapa dos Sonhos, que foi criado pela IPÊ para identificar as áreas estratégicas onde serão plantadas as mudas, promovendo a reconexão da floresta e conservando animais ameaçados, como o mico-leão-preto e a anta brasileira.

O mapa orienta o plantio dos chamados Corredores para a Vida. Um deles, com 2,4 milhões de árvores, interliga as duas maiores unidades de conservação da Mata Atlântica do interior paulista: o Parque Estadual do Morro do Diabo e a Estação Ecológica do Mico-Leão Preto.

“O projeto Corredores para a Vida, que foi integrado ao Programa Nascentes do Governo do Estado de São Paulo, melhora o trânsito dos animais, amplia a área disponível para que a população de micos-leões pretos possa crescer. Também contribui para o clima, para a conservação da biodiversidade e para geração de renda de comunidades que prestam serviços florestais e de comercialização de mudas de viveiros comunitários para a realização da ação”, detalha Laury Cullen Jr., coordenador de projetos e pesquisa do IPÊ.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir