Busca voluntária – Notícias voluntariado

Programa de inclusão produtiva ajuda jovens na conquista do primeiro emprego

Advertising
Advertising

O Lar Sírio Pró-Infância acolhe mais de mil jovens e crianças por dia na região Leste da cidade de São Paulo e tem como missão enfrentar a desigualdade social, promovendo oportunidades à região com projetos sociais, sempre alinhados aos objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nosso papel é apoiar de forma emocional esses indivíduos, fortalecendo o sentimento de pertencimento, para que se sintam plenos em seus direitos”, diz Elaine Bueno Silva, superintendente da entidade.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara



Sob o ponto de vista da profissionalização, vale destacar o Projeto de 3 Passos para a inclusão produtiva. Exclusivo para o público de 15 a 17 anos, tem por objetivo ampliar o conhecimento dos jovens e sua formação profissional, diversificando o repertório cultural para atuarem dignamente no mundo do trabalho – e atende de uma forma complementar também os familiares.

Como o nome do projeto entrega, ele é composto por três fases. O primeiro deles visa firmar compromisso com os adolescentes e seus familiares diante das muitas alternativas e cursos profissionalizante que a entidade tem disponíveis, conscientizando-os sobre a corresponsabilidade no processo de formação do jovem. “Para esse passo, contamos com o plano de desenvolvimento individual, que apresenta ao adolescente e sua família as opções que temos e, diante da realidade individual, traçamos um plano de desenvolvimento humano”, aponta Elaine.


Advertising
Advertising

O segundo passo visa estimular o crescimento profissional deste jovem a partir de competência chaves, criando a visão de comunidade, espírito colaborativo, uma organização participativa, disciplinar às regras que são compartilhadas e desenvolvendo um senso de pertencimento. Para esse segundo objetivo, o Lar Sírio Pró-Infância disponibiliza toda essa série de cursos junto aos parceiros da instituição como Sesi, Senac, o Senai, Sebrae, Expro e outros que se filiaram à entidade.

A terceira e última fase acompanha a jornada profissional do jovem formado, ampliando suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho – momento da inclusão produtiva de fato. São realizadas mentorias, seja a partir de uma rede de empresas que possam oferecer oportunidade de trabalho, seja da cultura empreendedora, para juntos fortalecer as oportunidades desse começo. Recentemente, o Lar Sírio se tornou polo de inclusão produtiva da região Leste pela parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.

“Em 2023, o Lar Sírio completará 100 anos de existência. Em seu centenário, daremos início ao projeto de transformação do entorno da instituição para um ambiente integrado para os próximos cinco anos. A ideia é que, por meio da visão socioeducacional, trabalhando em redes e engajando pessoas físicas e empresas do bairro, além do apoio do poder público e de outras companhias do terceiro setor, daremos vida a projetos complementares para apoiar os mais vulneráveis”, finaliza Elaine.

Leia mais:
Lei de Cotas: qual é o futuro do trabalho da pessoa com deficiência no Brasil?
8 histórias de pais e filhos que trabalham juntos



Sair da versão mobile