No México, existem 50 mil comunidades indígenas sem serviço telefônico que esperam pela tecnologia há mais de 10 anos. Em Sierra Negra, Oaxaca, uma comunidade resolveu acabar com este problema. Eles criaram o próprio sistema de telefonia celular.
Antes, eles tinham que caminhar ou viajar por quilômetros para falar com familiares ou conhecidos de aldeias vizinhas e tinham que pagar pelo menos seis pesos pela ligação. Hoje, com a instalação do serviço comunitário, o vilarejo conseguiu suprir a demanda do serviço telefônico e uma ligação internacional custa cerca de 50 centavos.
A comunidade também pode decidir o rumo do serviço de acordo com as necessidades. Juntos, por exemplo, decidiram que o tempo limite para as chamadas seria de cinco minutos, suficiente para dar os recados e não superlotar o sistema.
Após a instalação, algumas empresas chegaram a procurar a comunidade para oferecer a cada casa seu próprio telefone. Porém, o grupo decidiu continuar com a sua rede de maneira independente.