A Magazine Luiza (trambém chamada de Magalu) passa, a partir desta semana, a ter pontos de coleta de lixo eletrônico. A ação é uma parceira com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
A ação de coleta de lixo eletrônico envolve a instalação de pontos para produtos fora de uso em 33 lojas da Grande São Paulo. Serão aceitos itens de todos os tamanhos, desde fones de ouvido e secadores de cabelo, até geladeiras e aparelhos de TV.
As lojas físicas da rede funcionarão como pontos de coleta de lixo eletrônico e a ABREE será responsável por retirar e dar destinação ambientalmente adequada ao material – trabalho feito por dez empresas homologadas.
Leia mais:
100 fotos de cachorros para animar seu dia
5 dicas para entreter seu pet em casa
Os coletores ficam localizados em pontos estratégicos do interior das lojas, para facilitar a visualização pelos clientes. Os compartimentos foram projetados para que os consumidores possam ter autonomia para depositar os itens de pequeno e médio porte.
Para a coleta de lixo eletrônico de equipamentos maiores, estes serão recebidos pelos vendedores. Os profissionais são treinados para armazenar os itens e posteriormente encaminhar para a associação responsável pela reciclagem.
Coleta de lixo eletrônico no Brasil
O Brasil foi o quinto país que mais produziu lixo eletrônico em 2019, segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, atrás de China, Estados Unidos, Índia e Japão. No período, o mundo descartou um volume recorde de eletrônicos: 53,6 milhões de toneladas. Apenas 17,4% desse material foi reciclado.
A meta é que, até o fim de 2021, 500 lojas do Magalu estejam prontas para receber eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores. As próximas regiões a receberem pontos de coleta serão no interior paulista, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. A ação faz parte de uma série de iniciativas ambientais programadas pela companhia para até o fim do ano.