Categorias

Qual é o melhor tratamento para cicatrizes?

Da Redação
8 de Julho de 2021


Crédito: Imagem de Engin Akyurt por Pixabay
Cicatrizes: qual é o melhor tratamento para essas marcas

*Por Rodrigo Ferrarese, que fala sobre o melhor tratamento para cicatrizes.

Dependendo do tipo de cicatriz, ela nunca desaparecerá completamente. Existem, no entanto, alguns métodos que podem ajudar a reduzir seu tamanho e alterar sua aparência.

Leia mais: 50 imagens incríveis de animais selvagens
60 músicas para alegrar seu dia

A pele é um órgão perfeito – como um tecido fino que protege bens valiosos. No entanto, como acontece com os tecidos, um corte ou outro tipo de agressão pode transformar a aparência da peça. Da mesma forma, qualquer queimadura, lesão ou outro trauma, como uma cirurgia, por exemplo, pode causar uma cicatriz.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

Marcas pelo corpo

Mulheres costumam ter cicatrizes, seja de cesárea, episiotomia ou de alguma outra cirurgia. Por vezes, essas marcas ficam com aspecto retraído, cheio de aderências, levando a uma alteração na estética corporal.

Essa distrofia cicatricial leva algumas pacientes a apresentar o que chamamos de distorção de imagem corporal, o que pode resultar em sintomas depressivos.

Como se forma uma cicatriz?

A cicatriz é uma parte natural do processo de cicatrização após uma lesão. Seu aparecimento e seu tratamento dependem de múltiplos fatores.

A profundidade e o tamanho da ferida ou corte e a localização da lesão são importantes. O mesmo acontece com idade, genética, gênero e etnia da pessoa – sim, todos esses fatores influenciam no processo de cicatrização e na aparência das cicatrizes.

Quais são os tipos?

Existem vários tipos diferentes, incluindo:

  • Cicatrizes quelóides – Essas cicatrizes são o resultado de um processo de cicatrização excessivamente agressivo. Eles se estendem além da lesão original. Com o tempo, uma cicatriz queloide pode dificultar até os movimentos da área na qual está presente.
  • Cicatrizes de contratura – Se sua pele foi queimada, você pode ter uma cicatriz de contratura. Essas cicatrizes costumam “reter” a pele, o que pode prejudicar a capacidade de movimento na região. Elas também podem ser mais profundas, afetando músculos e nervos.
  • Cicatrizes hipertróficas – São cicatrizes elevadas e vermelhas, semelhantes aos quelóides, mas não ultrapassam os limites da lesão. Esse tipo de cicatriz surge devido a produção aumentada e desorganizada de colágeno cicatricial.

Quais são os tratamentos para cicatrizes?

Os tratamentos podem incluir: cremes, pomadas ou géis. Esses produtos podem ser usados para tratar cicatrizes causadas por cortes ou outras lesões ou feridas.

Frequentemente, os tratamentos podem incluir esteróides ou certos anti-histamínicos orais para cicatrizes que causam coceira e são muito sensíveis. Seu médico também pode recomendar ou usar um tratamento de pressão ou uma camada de gel de silicone para ajudar a tratar a marca ou como cuidados preventivos.

Remoção ou tratamento cirúrgico

Existem muitas opções para tratar marcas mais profundas, dependendo do caso. Isso inclui enxertos de pele, excisão, dermoabrasão ou cirurgia a laser. Em um enxerto de pele, o cirurgião usa pele de outra área do corpo. Isso geralmente é usado com pessoas que tiveram queimaduras.

Se você tem cicatrizes que prejudicam a função, a cirurgia pode ajudar a resolver os problemas funcionais. Se você fez recentemente uma cirurgia que causou marcas, é melhor esperar pelo menos um ano antes de tomar uma decisão sobre o tratamento da cicatriz.

Muitas cicatrizes desaparecem e se tornam menos perceptíveis com o tempo.

Injeções

Você pode receber injeções de esteróides para tratar marcas salientes, como queloides ou cicatrizes hipertróficas. O seu médico pode usar esse método sozinho ou juntamente com outros tratamentos.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir